Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAssis, Maria Olívia Elias Gomes de-
dc.date.accessioned2014-02-11T20:28:26Z-
dc.date.available2014-02-11T20:28:26Z-
dc.date.issued2014-02-11-
dc.identifier.otherCDD 327-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2924-
dc.descriptionASSIS, Maria Olívia Elias Gomes de. A mão visível do mercado: política de construção de imagem da Paraíba para atração de investimentos internacionais. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.pt_BR
dc.description.abstractAs Relações Internacionais vem passando por transformações profundas. O debate acerca da importância do conhecimento compartilhado e das percepções no desenvolvimento das relações bi e multilaterais vem se tornando cada vez mais acirrado. Enquanto isso, os países e suas unidades federativas disputam para atrair investimentos externos privados e, para isso, constroem uma estratégia de promoção deste lugar, que nada mais é do que um arcabouço de características que a população, através da máquina pública, enxerga em si mesmo e deseja que os outros países e instituições compartilhem. Nesse sentido, estes estados utilizam ferramentas de difusão de idéias e imagem como forma de aumentar sua competitividade nas relações econômicas internacionais. Neste trabalho, são analisados dois fenômenos que se completam. Primeiro, é mostrado como os Investimentos Externos Diretos agem diretamente nas relações internacionais e no desenvolvimento econômico-social. Em um segundo momento, analisa-se a importância das idéias e das imagens compartilhadas no desencadeamento das relações internacionais. Então, analisa-se qual o nível de importância que a imagem construída pelos governos, como parte do planejamento de marketing local, na captação de capital internacional. Como objeto de pesquisa que mostra a forma de utilização da imagem como ferramenta de atração de investimentos e como forma auxiliar a compreensão da importância da promoção do local, é mostrado o caso do Núcleo de Atração de Investimentos da Paraíba. Concluindo, é mostrado que uma estratégia de difusão de imagem local pode se converter em resultados reais e palpáveis para a população local e para a disposição dos Investimentos Externos Diretos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Silvia Garcia Nogueirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInvestimento Externo Diretopt_BR
dc.subjectInserção Internacionalpt_BR
dc.subjectConstrução de Imagempt_BR
dc.subjectNúcleo de Atração de Investimentos da Paraíbapt_BR
dc.titleA mão visível do mercado: política de construção de imagem da Paraíba para atração de investimentos internacionaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Olívia Elias Gomes de Assis.pdfMaria Olívia Elias Gomes de Assis1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.