Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29266
Título: | Educação e Acessibilidade: os impactos do ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19 |
Autor(es): | Silva, Lígia Lino da |
Palavras-chave: | Educação Ensino Remoto Acessibilidade Pandemia COVID-19 |
Data do documento: | 3-Ago-2022 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino a distância e os principais obstáculos enfrentados para a efetivação do direito à educação no Brasil, seja o EAD ou o ensino remoto emergencial. O interesse pela temática do ensino a distância, se deu a partir de minha inserção em campo de estágio obrigatório em serviço social, no Centro de Referência de Assistência Social do município de Aroeiras/PB, no período de março à agosto de 2022, assim como da experiência vivida como discente da Universidade Estadual da Paraíba, onde por diversas vezes presenciamos as dificuldades de alunos e professores utilizarem as plataformas de ensino. Para realização deste estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, com respaldo no referencial teórico metodológico crítico-dialético,onde foi possível compreender que o ensino a distância trouxe mudanças significativas criando uma nova realidade educacional e social, construindo novas formas de aprendizados, porém essas novas formas vão acirrar ainda mais a disputa de classe e o surgimento de novas expressões da questão social como a desigualdade educacional e digital. Sabendo que a educação é um direito de todos e dever do Estado, assim como garante a Constituição Federal de 1988 no artigo 205, o grande desafio que o cenário da Covid-19 evidenciou foi a precarização das instituições públicas de ensino para oferecer a efetivação do direito garantido por lei. A pesquisa nos permitiu identificar que assumir que as desigualdades existem e criar políticas públicas que dê acesso para que o sistema educacional funcione sem maiores danos nesse contexto, é o maior desafio enfrentado nos tempos atuais, e isso só será possível quando o governo criar um olhar de equidade, independente de classe, raça, etnia ou grupo. |
Descrição: | SILVA, Lígia Lino da. Educação e Acessibilidade: os impactos do ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29266 |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lígia Lino da Silva.pdf | PDF - Lígia Lino da Silva | 290.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | Termo de Deposito Lígia 2.pdf | 68.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.