Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, Nathallya Lethierry de Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T14:40:04Z | - |
dc.date.available | 2023-05-09T14:40:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 361 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29276 | - |
dc.description | NEVES. Nathallya. Serviço Social e educação - Enfrentando a problemática da infrequência escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Azevedo no município de Campina Grande (PB). 2023. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo discutir acerca da problemática da infrequência escolar de crianças e adolescentes, sendo resultado da experiência de estágio obrigatório em Serviço Social, realizada na Escola Municipal Ana Azevedo, no município de Campina Grande (PB), no período de setembro a dezembro de 2022, na qual é relatado o problema da infrequência escolar como principal demanda, o que resultou na elaboração de um projeto de intervenção para o enfrentamento da problemática. A relevância do presente estudo se justifica a partir da necessidade de discutir e refletir sobre a realidade brasileira quanto ao direito à permanência na escola por parte das crianças e adolescentes, de forma que este direito não seja descumprido. Este artigo foi elaborado com base na pesquisa bibliográfica e documental, através de artigos científicos, livros, dados estatísticos e legislações que fundamentam a discussão acerca da infrequência escolar, assim como trazemos o relato da experiência de estágio a partir da observação, registros no diário de campo e apresentação do projeto de intervenção executado em campo. Os resultados deste trabalho apontam que a política de educação perpassou por uma trajetória de desafios até chegar à configuração de direito legal para todos, especificamente para o público infanto-juvenil. Porém, analisa-se que a realidade se distancia das garantias legais, visto que o problema em questão representa uma grande demanda brasileira e traz consequências para a vida do aluno infrequente. Enfatiza-se que a infrequência escolar deve ser analisada de forma crítica, considerando o contexto de desigualdade social que é uma consequência da sociedade capitalista em que crianças e adolescentes, junto a suas famílias, estão inseridas, contexto esse que afeta majoritariamente os mais vulneráveis da sociedade. Por fim, destacamos as ações implementadas no projeto de intervenção durante o estágio na escola, as quais favoreceram a participação de toda a comunidade acadêmica na reflexão sobre o tema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof Ma.Thereza Karla de Souza Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Infrequência escolar | pt_BR |
dc.title | Serviço Social e educação - Enfrentando a problemática da infrequência escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Azevedo no município de Campina Grande (PB). | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF-Nathallya Lethierry de G. Neves.docx.pdf | PDF-Nathallya Lethierry de G. Neves | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito - TCC.docx.pdf | Termo de depósito - TCC | 212.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.