Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2930
Título: A perspectiva feminista das relações internacionais e um breve olhar sobre as migrações das mulheres bolivianas para o Brasil (1990-2010)
Autor(es): Alves, Joyce Amâncio de Aquino
Palavras-chave: Migrações Femininas
Mulheres Bolivianas
Perspectiva feminista em relações internacionais
Data do documento: 12-Fev-2014
Resumo: A perspectiva feminista das Relações Internacionais aponta a categoria de gênero como importante para a compreensão de questões de âmbito global, uma vez que o feminismo está preocupado acima de tudo como o subjetivo, o privado, as formas de dominação e a divisão do trabalho englobando a vulnerabilidade dos indivíduos. Dentro dessa perspectiva, o presente trabalho busca analisar os pressupostos da perspectiva feminista, destacando sua interligação com o fenômeno das migrações femininas, em especial o caso das mulheres bolivianas que migram para o Brasil entre 1990 e 2010, objetivando compreender a relevância e a compatibilidade desse processo migratório com os apontamentos do feminismo nas relações internacionais e os demais temas de âmbito internacional. Para isso, são utilizadas fontes documentais e bibliográficas que tratam dessa temática, fazendo uso de uma abordagem explicativa baseadas em autoras como Ann Tickner, Fred Halliday, Joan Scott e Jaqui True.
Descrição: ALVES, Joyce Amâncio de Aquino. A perspectiva feminista das relações internacionais e um breve olhar sobre as migrações das mulheres bolivianas para o Brasil (1990-2010). 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2930
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joyce Amâncio de Aquino Alves.pdfJoyce Amâncio de Aquino Alves418.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.