Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2931
Título: Okinawa: uma análise de segurança humana em meio às abordagens estratégico-militar e nacional
Autor(es): Dantas, Aline Chianca
Palavras-chave: Segurança humana em Okinawa
Segurança Nacional em Okinawa
Segurança geo-estratégico militar em Okinawa
Data do documento: 12-Fev-2014
Resumo: Este trabalho tem o intuito de analisar três perspectivas de segurança na região de Okinawa no Japão, tentando ressaltar a importância da segurança humana em meio às abordagens geoestratégico-militar e nacional. A segurança geoestratégico-militar será pontuada de acordo com os interesses estadunidenses na região asiática e, mais especificamente, através do território japonês, sendo discutidos assuntos, como, a aliança existente entre EUA e Japão e a existência de bases militares estadunidenses em Okinawa. Já a segurança nacional será tratada sob o enfoque da relação entre Estado e segurança, sendo delineadas as premissas básicas pelas quais o Japão se guia na concretização da proteção nacional e discutida a forma como a estrutura interna do país influencia na definição desse papel estatal. Dessa forma, perceber-se-á que essas duas manifestações de segurança, muitas vezes, complementam-se, pois são ambas focadas em interesses nacionais e fundamentam-se na Teoria Realista das relações internacionais, apesar de existirem pontos de divergência entre elas, que serão discutidos ao longo desse estudo. Por sua vez, a segurança humana levará em consideração uma abordagem mais crítica, expressa, principalmente, pela Teoria Construtivista das Relações Internacionais, revelando a insegurança da população okinawana frente à presença de bases militares na região, a qual é fortalecida pelo viés da segurança nacional japonesa, que se legitima, contraditoriamente, na idéia de proteção social, e pela perspectiva da segurança geoestratégico-militar.
Descrição: DANTAS, Aline Chianca. Okinawa: uma análise de segurança humana em meio às abordagens estratégico-militar e nacional. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2931
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Chianca Dantas.pdfAline Chianca Dantas1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.