Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29336
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Francisco José | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T12:18:30Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T12:18:30Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29336 | - |
dc.description | DIAS, F. J. A inclusão escolar: uma revisão bibliográfica. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Analisando o grande desafio que é o projeto de educação inclusiva, consideram-se marcos histórico e normativo que garantem o processo inclusivo. A educação como um direito de todos sugere a educação especial a partir de uma articulação com ensino regular, uma proposta pedagógica voltada para a inclusão. Os educadores precisam ressignificar a sua prática docente cujas atitudes possam garantir o acesso e a permanência de todas as crianças com necessidades educacionais especiais nas salas regulares com qualidade e respeitando a diversidade. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma opção política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstancias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando numa mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Marcos Antonio Barros Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | A inclusão escolar: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Francisco José Dias | TCC - Francisco José Dias | 757.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 220.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.