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dc.contributor.authorDias, Francisco José-
dc.date.accessioned2023-05-31T12:18:30Z-
dc.date.available2023-05-31T12:18:30Z-
dc.date.issued2014-07-19-
dc.identifier.other21. ed. CDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29336-
dc.descriptionDIAS, F. J. A inclusão escolar: uma revisão bibliográfica. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAnalisando o grande desafio que é o projeto de educação inclusiva, consideram-se marcos histórico e normativo que garantem o processo inclusivo. A educação como um direito de todos sugere a educação especial a partir de uma articulação com ensino regular, uma proposta pedagógica voltada para a inclusão. Os educadores precisam ressignificar a sua prática docente cujas atitudes possam garantir o acesso e a permanência de todas as crianças com necessidades educacionais especiais nas salas regulares com qualidade e respeitando a diversidade. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma opção política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstancias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando numa mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. Marcos Antonio Barros Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleA inclusão escolar: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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