Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29358
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duarte, Moisés Salviano | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T21:19:51Z | - |
dc.date.available | 2023-06-02T21:19:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29358 | - |
dc.description | DUARTE, Moisés Salviano. Sugestão de propostas didáticas sobre a história da Matemática. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo fornecer duas propostas didáticas relacionadas ao ensino e aprendizagem de funções baseada na História da Matemática. A primeira proposta didática, foi abordada como experiência vivenciada nas aulas do Ensino Médio, tendo como objetivo utilizar a História da Matemática como recurso didático, tornando as aulas mais significativas para os alunos, além de buscar sempre o seu aperfeiçoamento. Enquanto a segunda proposta didática tem como objetivo motivar os alunos envolvendo no processo de construção do conhecimento matemático. Visando apresentar uma análise sobre a questão do ensino da Matemática no cenário atual brasileiro por meio de suas metodologias, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, consideramos desde o período da criação humana, mostrando as necessidades e preocupações de distintas culturas e em diferentes momentos históricos, representando o grande momento da Matemática. Ou seja, relatando a sua origem e sua utilização no passado, desde o desenvolvimento da humanidade, passando também pela civilização egípcia, que ajudou a entender as situações e problemas nela envolvida, facilitando a compreensão de determinados acontecimentos. Com isso, faz-se necessário repassar aos alunos curiosidades, despertando interesse pela Matemática. Essa realidade faz com que a implementação da História da Matemática seja fundamental no currículo das escolas brasileiras, contribuindo para que o professor a apresente de forma moderna, atual e contextualizada. Portanto, o aluno tem maior participação e interação com os assuntos aplicados, a fim de obter um resultado mais satisfatório por parte deles, para que eles possam construir o saber. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Recurso metodológico | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | Sugestão de propostas didáticas sobre a história da Maremática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Moisés Salviano Duarte.pdf | TCC - Moisés Salviano Duarte | 379.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 111.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.