Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Hadassa Araújo-
dc.date.accessioned2023-06-04T22:57:09Z-
dc.date.available2023-06-04T22:57:09Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29373-
dc.descriptionCOSTA, H. A. Nuances de uma pedagogia urbana nos periódicos escolares de Campina Grande (1920-1936). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local, Sociedade, Educação e Cultura).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractQuando a cultura impressa era o principal mecanismo de informação em Campina Grande, ter a autoria de uma publicação era como exercer uma voz com maior proeminência no contexto citadino. Entre 1920 e 1936 duas grandes instituições escolares da cidade, o Instituto Olavo Bilac e o Instituto Pedagógico, posicionaram-se nesse sentido, publicando seus próprios periódicos cuja autoria envolvia toda a sua persona institucional. Propomos uma análise embasada no conceito de Pedagogia da Cidade, aproximando-se de Michel de Certeau e da ideia de espaço praticado, como também do método da Análise do Discurso de Michel Foucault para interpretação e leitura das fontes, das quais as principais são: O Clarão (1922-1923), a Revista Evolução (1931) e o Evolução-Jornal (1934-1936), todos periódicos das escolas acima citadas. Esta análise foi feita a fim de perceber como estes visavam influenciar para além da cultura interna das instituições que lhe eram autoras, apresentando em seu conteúdo falas de teor pedagógico abrangente para o comportamento tanto dos alunos para além da escola, dos pais e dos demais habitantes do espaço urbano.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Thiago Acácio Raposopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPeriódicos escolarespt_BR
dc.subjectPedagogia da cidadept_BR
dc.subjectInstituições escolarespt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.titleNuances de uma pedagogia urbana nos periódicos escolares de Campina Grande (1920-1936)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEHL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Hadassa Araújo Costa.pdfTCC - Hadassa Araújo Costa931.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito973.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.