Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Hadassa Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-04T22:57:09Z | - |
dc.date.available | 2023-06-04T22:57:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29373 | - |
dc.description | COSTA, H. A. Nuances de uma pedagogia urbana nos periódicos escolares de Campina Grande (1920-1936). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local, Sociedade, Educação e Cultura).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Quando a cultura impressa era o principal mecanismo de informação em Campina Grande, ter a autoria de uma publicação era como exercer uma voz com maior proeminência no contexto citadino. Entre 1920 e 1936 duas grandes instituições escolares da cidade, o Instituto Olavo Bilac e o Instituto Pedagógico, posicionaram-se nesse sentido, publicando seus próprios periódicos cuja autoria envolvia toda a sua persona institucional. Propomos uma análise embasada no conceito de Pedagogia da Cidade, aproximando-se de Michel de Certeau e da ideia de espaço praticado, como também do método da Análise do Discurso de Michel Foucault para interpretação e leitura das fontes, das quais as principais são: O Clarão (1922-1923), a Revista Evolução (1931) e o Evolução-Jornal (1934-1936), todos periódicos das escolas acima citadas. Esta análise foi feita a fim de perceber como estes visavam influenciar para além da cultura interna das instituições que lhe eram autoras, apresentando em seu conteúdo falas de teor pedagógico abrangente para o comportamento tanto dos alunos para além da escola, dos pais e dos demais habitantes do espaço urbano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Thiago Acácio Raposo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Periódicos escolares | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da cidade | pt_BR |
dc.subject | Instituições escolares | pt_BR |
dc.subject | Espaço urbano | pt_BR |
dc.title | Nuances de uma pedagogia urbana nos periódicos escolares de Campina Grande (1920-1936) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEHL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Hadassa Araújo Costa.pdf | TCC - Hadassa Araújo Costa | 931.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 973.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.