Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29405
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Janiele Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T12:44:38Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T12:44:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29405 | - |
dc.description | SOUSA, Janiele Pereira de. A prática da ludicidade nas aulas de matemática na educação infantil. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A prática do lúdico no ensino aprendizagem contribui de forma significativa para o desempenho das crianças, principalmente quando é utilizado nas aulas de matemática, pois essa disciplina é tida como complicada e difícil de aprender. Assim, essa pesquisa busca compreender, como é praticada a ludicidade nas aulas de matemática na educação infantil?, com o objetivo geral de analisar a ludicidade presente nas aulas de matemática da educação infantil e com os objetivos específicos de identificar a metodologia usada pelos professores nas aulas de matemática; averiguar a disponibilidade de recursos didáticos que a escola possui; e registrar o uso de materiais lúdicos nas aulas de matemática. Foi utilizado como contribuição para a construção do embasamento teórico alguns autores como Andrade (2018); Carmo et al (2017); Melo (2010); Kishimoto (2010); Luckesi (2014); Moyles (2010); Santana (2019); e entre outros que abordam sobre a importância e o uso da ludicidade na educação infantil, bem como os benefícios que o uso do lúdico na disciplina de matemática proporciona às crianças, compreendendo também características que a Base Nacional Comum Curricular trás sobre o uso da matemática na educação infantil. A metodologia usada na pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, pois se busca entender a prática dos professores na sala de aula em relação à ludicidade, bem como a quantidade de docentes que fazem o uso do lúdico na educação infantil. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada com professoras da educação infantil de duas escolas públicas e uma privada situadas no brejo paraibano, com a aplicação de um questionário. Assim, foi possível analisar como as professoras desenvolvem as aulas de matemática e se as mesmas compreendem que o lúdico contribui para um melhor entendimento do conteúdo, em sua prática docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A prática da ludicidade nas aulas de matemática na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Janiele Pereira de Sousa | TCC - Janiele Pereira de Sousa | 579.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.