Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Francisco José Silva-
dc.date.accessioned2023-06-20T15:08:23Z-
dc.date.available2023-06-20T15:08:23Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29416-
dc.descriptionVASCONCELOS, Francisco José Silva. O ensino de geografia urbana no novo ensino médio: análise do livro didático de ciências humanas da 2ª série. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs transformações educacionais provocadas pelas mudanças curriculares têm trazido desafios a compreensão dos processos geográficos no livro didático. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho consiste em analisar o livro didático a partir dos conteúdos de Geografia Urbana. A coleção utilizada foi da editora Moderna Plus, referente à segunda série, fazendo parte da formação do Novo Ensino Médio NEM e das mudanças que ocorreram no currículo. Recorremos a um conjunto de procedimentos teórico-metodológicos: o levantamento bibliográfico (revistas cientificas, livros acadêmicos etc.), a pesquisa documental (documentos oficiais, currículo, legislação) e a técnica análise de conteúdo como forma de organizar e melhor compreender o conjunto dos dados. A partir do conjunto de dados secundários e dos referenciais teóricos tais como: Callai (2000), Cavalcanti (2013), Libâneo (1994), entre outros e outras, foi possível realizar um conjunto de reflexões em torno do papel da escola na formação do/a cidadão/ã, das mudanças que ocorreram na Geografia enquanto ciência, bem como verificar a importância do livro didático como instrumento metodológico. Segundo a lei 13.415/2017 do NEM, chegamos à conclusão de que esse recurso possui muitas lacunas, pois há uma simplificação e uma redução nos conteúdos programáticos, tornando, dessa forma, o livro bastante resumido para tratar da problemática urbana contemporânea em sua complexidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Diego Pessoa Irineu de Françapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.titleO ensino de geografia urbana no novo ensino médio: análise do livro didático de ciências humanas da 2ª sériept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francisco José Silva VasconcelosTCC - Francisco José Silva Vasconcelos1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito435.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.