Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Francisco José Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T15:08:23Z | - |
dc.date.available | 2023-06-20T15:08:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29416 | - |
dc.description | VASCONCELOS, Francisco José Silva. O ensino de geografia urbana no novo ensino médio: análise do livro didático de ciências humanas da 2ª série. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As transformações educacionais provocadas pelas mudanças curriculares têm trazido desafios a compreensão dos processos geográficos no livro didático. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho consiste em analisar o livro didático a partir dos conteúdos de Geografia Urbana. A coleção utilizada foi da editora Moderna Plus, referente à segunda série, fazendo parte da formação do Novo Ensino Médio NEM e das mudanças que ocorreram no currículo. Recorremos a um conjunto de procedimentos teórico-metodológicos: o levantamento bibliográfico (revistas cientificas, livros acadêmicos etc.), a pesquisa documental (documentos oficiais, currículo, legislação) e a técnica análise de conteúdo como forma de organizar e melhor compreender o conjunto dos dados. A partir do conjunto de dados secundários e dos referenciais teóricos tais como: Callai (2000), Cavalcanti (2013), Libâneo (1994), entre outros e outras, foi possível realizar um conjunto de reflexões em torno do papel da escola na formação do/a cidadão/ã, das mudanças que ocorreram na Geografia enquanto ciência, bem como verificar a importância do livro didático como instrumento metodológico. Segundo a lei 13.415/2017 do NEM, chegamos à conclusão de que esse recurso possui muitas lacunas, pois há uma simplificação e uma redução nos conteúdos programáticos, tornando, dessa forma, o livro bastante resumido para tratar da problemática urbana contemporânea em sua complexidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Diego Pessoa Irineu de França | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia urbana | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Novo ensino médio | pt_BR |
dc.title | O ensino de geografia urbana no novo ensino médio: análise do livro didático de ciências humanas da 2ª série | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Francisco José Silva Vasconcelos | TCC - Francisco José Silva Vasconcelos | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 435.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.