Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29433
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Rozimere Pereira Marques dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T13:12:31Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T13:12:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29433 | - |
dc.description | SANTOS, Rozimere Pereira Marques dos. Vivenciando, analisando e refletindo: estudo de caso sobre as práticas pedagógica voltadas à educação étnico-racial no município de Riachão/PB. 2023. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo, de abordagem qualitativa e voltado para um estudo de caso, tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos anos iniciais de uma escola do município de Riachão/PB. Analisar as práticas pedagógicas dos professores é uma forma de refletir como os mesmos entendem a importância desta temática no contexto educacional e em que medida as políticas públicas de ações afirmativas, sobretudo a promulgação da Lei 10.639/03, tem sido efetivada nestas instituições. Para cumprir com o objetivo proposto aplicou-se com professores dos anos iniciais, da escola pesquisada, um questionário com perguntas de múltipla escolha e outras que permitem também uma resposta aberta. Além disso, foram consideradas como base teórica algumas pesquisas relevantes sobre as abordagens relacionadas a temática da Educação Étnico-racial entre elas, os estudos de: (SOUZA, 2014) considerando a relevância da Lei nº 10.639/03-MEC para este tema; (FRANCO, 2016) trazendo uma contextualização geral sobre prática pedagógica; (MUNANGA, 2005; ARAÚJO, 2016) com discussões sobre novas propostas para o trabalho com a temática étnico-racial em sala de aula, entre outros. Os resultados apontam para algumas lacunas em termos de compreensão e aplicabilidade da temática nas práticas dos professores, evidenciada em suas falas, demonstrando, também, o desconhecimento da Lei nº 10.639/03 (BRASIL; MEC, 2003). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03-MEC | pt_BR |
dc.title | Vivenciando, analisando e refletindo: estudo de caso sobre as práticas pedagógicas voltadas a educação étnico-racial no município de Riachão/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rozimere Pereira Marques dos Santos | TCC - Rozimere Pereira Marques dos Santos | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 470.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.