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dc.contributor.authorSilva, Aniele de Macêdo-
dc.date.accessioned2023-06-28T12:04:57Z-
dc.date.available2023-06-28T12:04:57Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.otherCDD 371.912-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29446-
dc.descriptionSILVA, Aniele de Macêdo. Aquisição de linguagem e bilinguismo de surdos: desdobramentos no processo de aquisição da L1 e L2 na turma do SERI, no Polo do município de Guarabira-PB. 2023. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs estudos que permeiam a Aquisição de Linguagem de surdos e o Bilinguismo vêm ganhando um espaço considerável no meio científico, uma vez que tratam de pesquisas que visam desenvolver uma Educação para surdos, de forma que os insira no meio social e cultural através do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L1 (primeira língua) e da Língua Portuguesa como L2 (segunda língua). Para tanto, o presente artigo objetiva analisar como ocorre o processo de Aquisição de Linguagem de alunos surdos, tanto da L1 quanto da L2, na turma do Serviço de Referência de Inclusão da Pessoa com Deficiência (SERI), no polo do município de Guarabira-PB, buscando descobrir se realmente desenvolvem o Bilinguismo para surdos. Nesse cenário, a presente pesquisa possui uma abordagem qualitativa, constituída tipologicamente através da pesquisa bibliográfica e documental. O corpus constitui-se mediante a documentos disponibilizados pela coordenadoria do polo do SERI e um questionário (on-line), direcionado ao (à) professor (a) que acompanha os surdos nesse ambiente. Assim sendo, fundamentamos o presente trabalho nos estudos teóricos de Goldfeld (2002), Quadros e Schmiedt (2006), Quadros (2008), Pereira et al. (2011), Quadros e Cruz (2011), Ávila-Nóbrega (2018), entre outros que discutem sobre o processo de Aquisição de Linguagem e o Bilinguismo de surdos. Os resultados obtidos no decorrer deste estudo apontam que os surdos acompanhados na turma do SERI estão inseridos em um ambiente propício para desenvolver a aquisição da Libras como L1, o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, na modalidade escrita, tendo em vista que partem da abordagem do Bilinguismo para repassar essa educação para esses indivíduos. Nesse sentido, podemos inferir que o Bilinguismo de surdos se faz presente nesse ambiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectBilinguismo de surdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleAquisição de linguagem e bilinguismo de surdos: desdobramentos no processo de aquisição da L1 e L2 na turma do SERI, no polo do município de Guarabira-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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