Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29448
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diniz, Maria Daniele Coentro | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T12:35:15Z | - |
dc.date.available | 2023-06-28T12:35:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-14 | - |
dc.identifier.other | CCD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29448 | - |
dc.description | DINIZ, Maria Daniele Coentro. A ludicidade como instrumento metodológico nos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento das inteligências múltiplas. 2023. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | De forma inegável, o lúdico enquanto instrumento metodológico pedagógico emerge como um contexto que favorece o desenvolvimento das múltiplas aprendizagens. Diante disso, fica então elencada a imprescindibilidade de se utilizar essa metodologia tão pertinente nos anos iniciais do ensino fundamental. Não obstante, denota-se ainda que favorece o desencadeamento dos aspectos motores, cognitivos e afetivos, contribuindo ainda para o processo de ensino e aprendizagem. Isto exposto, a presente pesquisa apresentou como objetivo identificar o que trazem as atuais pesquisas educacionais, bem como o questionário aplicado a docentes sobre as contribuições do lúdico para o desenvolvimento das múltiplas inteligências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o lúdico em sua totalidade. Para tanto, a metodologia utilizada no presente trabalho foi de cunho bibliográfico de natureza qualitativa descritiva, enriquecida com uma revisão literária em livros, artigos científicos, teses e trabalhos de conclusão que abordavam sobre o tema debatido. Em síntese, foi possível concluir que o lúdico abre um rol de possibilidades para um melhor desenvolvimento dos educandos e, atrelado a isso, permite ainda que sejam trabalhadas mutuamente distintas habilidades, no entanto, torna-se ainda imprescindível sua correta aplicação na dimensão educacional para serem alcançados os objetivos de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.title | A ludicidade como instrumento metodológico nos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento das inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Daniele Coentro Diniz | TCC - Maria Daniele Coentro Diniz | 919.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 403.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.