Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiniz, Maria Daniele Coentro-
dc.date.accessioned2023-06-28T12:35:15Z-
dc.date.available2023-06-28T12:35:15Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.otherCCD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29448-
dc.descriptionDINIZ, Maria Daniele Coentro. A ludicidade como instrumento metodológico nos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento das inteligências múltiplas. 2023. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDe forma inegável, o lúdico enquanto instrumento metodológico pedagógico emerge como um contexto que favorece o desenvolvimento das múltiplas aprendizagens. Diante disso, fica então elencada a imprescindibilidade de se utilizar essa metodologia tão pertinente nos anos iniciais do ensino fundamental. Não obstante, denota-se ainda que favorece o desencadeamento dos aspectos motores, cognitivos e afetivos, contribuindo ainda para o processo de ensino e aprendizagem. Isto exposto, a presente pesquisa apresentou como objetivo identificar o que trazem as atuais pesquisas educacionais, bem como o questionário aplicado a docentes sobre as contribuições do lúdico para o desenvolvimento das múltiplas inteligências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o lúdico em sua totalidade. Para tanto, a metodologia utilizada no presente trabalho foi de cunho bibliográfico de natureza qualitativa descritiva, enriquecida com uma revisão literária em livros, artigos científicos, teses e trabalhos de conclusão que abordavam sobre o tema debatido. Em síntese, foi possível concluir que o lúdico abre um rol de possibilidades para um melhor desenvolvimento dos educandos e, atrelado a isso, permite ainda que sejam trabalhadas mutuamente distintas habilidades, no entanto, torna-se ainda imprescindível sua correta aplicação na dimensão educacional para serem alcançados os objetivos de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.titleA ludicidade como instrumento metodológico nos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento das inteligências múltiplaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Daniele Coentro DinizTCC - Maria Daniele Coentro Diniz919.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito403.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.