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dc.contributor.authorSoares, Thamires Calixto Felipe-
dc.date.accessioned2023-06-28T14:46:47Z-
dc.date.available2023-06-28T14:46:47Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.otherCDD 657.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29449-
dc.descriptionSOARES, Thamires Calixto Felipe. Pressões institucionais sobre o aprendizado da disciplina Análise das Demonstrações Contábeis na percepção dos discentes da Universidade Estadual da Paraíba. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre a absorção e o domínio do conteúdo da disciplina Análise das Demonstrações Contábeis com base nos mecanismos institucionais isomórficos desenvolvidos por DiMaggio e Powell (1983). Para atingir o objetivo proposto, foi escolhida uma abordagem quantitativa. Os dados empíricos foram provenientes de um questionário adaptado de Venturini, Vilanova e Bianchi (2021), aplicado junto a 86 discentes matriculados no curso de Ciências Contábeis da UEPB (Campus I). Como modelo teórico, selecionaram-se os mecanismos institucionais isomórficos, coercitivo, normativo e mimético, desenvolvidos por DiMaggio e Powell (1983). Como modelo estatístico, para o tratamento dos dados, adotou-se a análise de equações estruturais realizada com o suporte do software R. Os resultados confirmam que os preceitos dos mecanismos institucionais isomórficos, coercitivo, mimético e normativo, estão associados com a absorção e o domínio do conteúdo da disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis e com as condições gerais do componente curricular e da universidade de ensino, apresentando relação significante na percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UEPB. Além disso, as pressões coercitivas, miméticas e normativas não apresentam uma associação significante com o domínio do conteúdo para o desenvolvimento pessoal e profissional na percepção dos discentes. Esses resultados são consistentes com a literatura e reforçam a importância do debate sobre a interação da universidade com o mercado de trabalho, levando em conta a aplicabilidade na prática do conteúdo da disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis. As contribuições e impactos do estudo estão relacionados com a extensão do debate sobre a formação profissional dos discentes do curso de Ciências Contábeis para o mercado de trabalho, bem como a ampliação dos preceitos da Teoria Institucional em pesquisa relacionada com a contabilidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Ana Maria da Paixão Duartept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDiscentes de Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectAnálise das demonstrações contábeispt_BR
dc.subjectCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectTeoria institucionalpt_BR
dc.titlePressões institucionais sobre o aprendizado da disciplina Análise das Demonstrações Contábeis na percepção dos discentes da Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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