Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2945
Título: Biologia reprodutiva de Achirus declivis Chabanaud, 1940 (Pleuronectiformes: Achiridae) no Estuário do Rio Paraíba do Norte, Paraíba, Brasil
Autor(es): Araújo, Bárbara Gicélia da Silva
Palavras-chave: Achirus declivis
Linguado
Biologia reprodutiva
Data do documento: 17-Fev-2014
Resumo: Este trabalho estuda o linguado Achirus declivis Chabanaud, 1940, localmente conhecido como “tapa”. A espécie distribui-se da Flórida a Santa Catarina, apresenta hábito demersal, é comum em ambientes estuarinos e sua biologia ainda é pouco conhecida pela comunidade científica, principalmente em se tratando da biologia reprodutiva. O presente estudo descreve a biologia reprodutiva de A. declivis no Estuário do Rio Paraíba do Norte, PB. As coletas foram realizadas mensalmente, entre novembro/2009 e outubro/2010, no Estuário do Rio Paraíba do Norte, localizado na microrregião de João Pessoa, entre os municípios de Bayeux, Cabedelo, João Pessoa, Lucena e Santa Rita. As capturas foram realizadas através de arrastos manuais - dois arrastos em cada um dos cinco pontos de coleta - e “tomadas”, ambos nas áreas marginais do estuário. Os seguintes dados abióticos: temperatura, salinidade, pH e transparência da água foram obtidos no local de estudo. Foi ainda realizado o levantamento da pluviosidade durante o período, para verificar a influência deste fator no período reprodutivo da espécie estudada. Através da visualização macroscópica das gônadas foi realizada a determinação do sexo e classificação dos estádios de maturação gonadal. Entre novembro/09 e outubro/10, foram capturados 237 indivíduos, sendo 93 fêmeas (39%), 17 machos (7%) e 127 indivíduos (54%) cujo sexo não foi possível determinar. O peso total desta amostra variou entre 9,8 e 350,9 g. O comprimento total variou entre 76 e 290 mm. Foram capturados 29 indivíduos com comprimento total superior ao descrito na literatura (180 mm). A proporção sexual para o período como um todo, exibiu diferença significativa, com predomínio de fêmeas. O mesmo ocorreu para a análise mensal, com exceção de junho, único mês em que não foi registrada diferença significativa na proporção sexual. A população de A. declivis estudada apresentou crescimento alométrico negativo e observou-se que as fêmeas atingiram tamanhos maiores que os machos. A frequência percentual dos estádios de desenvolvimento gonadal para fêmeas revelou maior ocorrência de gônadas maduras em fevereiro. A análise da distribuição dos valores individuais da RGS, para fêmeas, revelou que o período reprodutivo de A. declivis no Estuário do Rio Paraíba do Norte compreende os meses de novembro a junho. Este amplo período reprodutivo, caracteriza a desova como parcelada, com picos reprodutivos registrados em dezembro e fevereiro. A análise do fator de condição médio mensal para fêmeas revelou pouca variação ao longo do período, apresentando maior valor em junho. O teste de correlação foi significativo apenas entre a transparência da água e a média mensal da RGS. Os resultados obtidos nesse estudo representam importantes contribuições para o conhecimento da biologia reprodutiva de A. declivis, bem como fornece informações necessárias à administração dos estoques de peixes em estuários.
Descrição: ARAÚJO, Bárbara Gicélia da Silva. Biologia reprodutiva de Achirus declivis Chabanaud, 1940 (Pleuronectiformes: Achiridae) no Estuário do Rio Paraíba do Norte, Paraíba, Brasil. 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2945
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Gicélia da Silva Araújo.pdfBárbara Gicélia da Silva Araújo1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.