Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, José Marcelo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T10:13:43Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29T10:13:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29456 | - |
dc.description | LIMA, J. M. S. Educação financeira na escola: uma proposta envolvendo a modelagem matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na sociedade do consumo atual, a busca por conhecimentos sobre como lidar e gerenciar de forma adequada as nossas finanças é algo cada vez mais necessário. Nesse sentido, acreditamos que os estudos em Educação Financeira são essenciais na formação de um cidadão crítico e por isso defendemos que essa temática deva estar mais presente na Educação Básica. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa foi identificar contribuições do trabalho com a Educação Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de situações reais. Nossa abordagem teórica discutiu sobre os benefícios que a implementação dessa temática traria aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de um trabalho conjunto com a modelagem matemática, a fim de possibilitar a contextualização das situações trabalhadas aproximando-as de situações reais (SANTOS, 2014). A pesquisa realizada e descrita nesse trabalho é do tipo qualitativa (GUERRA, 2014). Para a coleta de dados, utilizamos uma sequência didática adaptada a partir da atividade “embalagens”, proposta por Biembengut e Hein (2011), além de um questionário aplicado ao final da atividade. A pesquisa foi realizada com uma turma do 9º Ano da Escola Municipal Maria Lauriceia de Freitas na cidade de Monteiro-PB. Com base na análise dos dados percebemos que os alunos se propuseram a participar da atividade se mostrando interessados pela proposta. A análise do questionário demonstrou que a escola pode contribuir mais e melhor com aspectos ligados à Educação Financeira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Dra. Marília Lidiane Chaves da Costa Alcantara | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.title | Educação financeira na escola: uma proposta envolvendo a modelagem matemática nos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Marcelo de Souza Lima.pdf | PDF - José Marcelo de Souza Lima | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 229.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.