Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Nicolly Santos-
dc.date.accessioned2023-06-29T13:59:16Z-
dc.date.available2023-06-29T13:59:16Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.otherCDD 150.195-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29464-
dc.descriptionFERREIRA, Nicolly Santos. Orlan - corpo (de)formado: a arte como invenção singular diante do real. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa mediante uma pesquisa documental e bibliográfica abordar pela ética da psicanálise, essencialmente a lacaniana, implicações e possibilidades da arte contemporânea, de saídas criadas pelos sujeitos diante do real. Considerando-se a relação dos falasseres com o Outro social nos deparamos com uma diversidade de sintomatologias que encarnam no corpo o inominável real, assim como inúmeras formas singulares de ser sujeito. Diante do discurso do mestre se produz atualmente uma relação cada vez mais caótica e fragmentada com o corpo e a linguagem, uma relação por meio do corte na carne, no qual os sujeitos se metamorfoseiam através da ciência e do capitalismo. Assim, neste artigo trabalhamos a arte como possibilidade de ser sujeito em meio ao empuxo de mais-de-gozar mortífero, através da aproximação de conceitos psicanalíticos e da obra de Orlan, artista performática francesa, que por meio de performances cirúrgicas marca sua carne via uma inconsistência com o corpo, arranjando-se a partir de uma arte não-bela, em meio a angústia marcada no corpo, em meio ao mal-estar social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Maria Lígia de Aquino Gouveiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectConceitos psicanalíticospt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleOrlan - corpo (de)formado: a arte como invenção singular diante do realpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito149.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Nicolly Santos Ferreira.pdfTCC - Nicolly Santos Ferreira1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.