Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29475
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Daniela Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T12:36:43Z | - |
dc.date.available | 2023-06-30T12:36:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 801.95 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29475 | - |
dc.description | SOUZA, Daniela Ferreira de. A literatura e as mídias digitais: desafios e possibilidades de leitura literária na infância. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo discute a leitura de literatura na infância com enfoque nas mídias digitais, bem como nas possibilidades e desafios vivenciados na atualidade, em relação as tecnologias e as mídias digitais, situando esse conhecimento como um aprendizado enriquecedor, que se mostra importante para ser utilizado tanto na sala de aula, quanto fora dela. As mídias digitais permitem a criança o contato com textos mais complexos e interativos que poderá desenvolver aspectos cognitivos, culturais e imaginários, e que faça ligação com o cotidiano dos sujeitos. Deste modo, traçou-se como questão de pesquisa: os alunos do 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental utilizam as mídias digitais como recursos que agregam na leitura de literatura? Buscou-se, como objetivo geral, compreender a relação entre as mídias digitais e a leitura de literatura no cotidiano das crianças do 4º e 5º anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Alagoa Grande/PB; e como objetivos específicos: a) discutir sobre a leitura de literatura e as mídias digitais no desenvolvimento e aprendizagem das crianças do 4º e 5º anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e b) analisar como os(as) professores(as) utilizam as mídias digitais no processo de aquisição da leitura de literatura. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa em educação, sendo também um trabalho de campo com aplicação de questionário. Os sujeitos são quatro professores(as) de duas escolas municipais da cidade de Alagoa Grande/PB. Usou-se como aporte teórico os seguintes autores e autoras: Zilberman (2003), Cadermatori (2010), Amarilha (1997, 2013), Bettelheim (2015), Araújo (2018), Valente (1999), Moran (2000), Kenski (2007), Coelho e Gallo (2016), Thompson (2020). Concluiu-se com os dados analisados, que a literatura oferecida na infância, desenvolve ação positiva na aprendizagem das crianças, desenvolvendo a criticidade, escrita, interpretação e domínio da linguagem, e quando somado as ferramentas multimidiais, pode apresentar elementos dinâmicos, como imagens, rapidez, disponibilidade de informações atualizadas. Apesar de ficar evidenciado as inúmeras dificuldades, pela falta de recursos e acessibilidade, que os(as) docentes enfrentam em relação ao trabalho pedagógico com equipamentos eletrônicos, e os que fazem, utilizam materiais ou fazem demonstrações por conta própria, denunciando, dessa forma, uma fragilidade em relação ao uso das mídias na escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Leitura de literatura | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.title | A literatura e as mídias digitais: desafios e possibilidades de leitura literária na infância | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Daniela Ferreira de Souza | TCC - Daniela Ferreira de Souza | 784.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.