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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29477
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Juliana Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T12:56:08Z | - |
dc.date.available | 2023-06-30T12:56:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 028 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29477 | - |
dc.description | SILVA, Juliana Soares da. Uma princesa nada boba, de Luiz Antônio: a representatividade feminina e a caracterização da personagem negra em sala de aula. 2023. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca evidenciar a relevância da abordagem didática em sala de aula com obras literárias que apresentam a representatividade feminina negra, destacando o desenvolvimento de personagens que fogem das clássicas representações estereotipadas. Desse modo, o objetivo geral desse estudo é propagar a representatividade feminina negra em sala de aula, dando ênfase à representação das personagens negras na Literatura Brasileira. Com isso, buscamos evidenciar aos alunos a relevância de conquistas femininas negras historicamente silenciadas. Nesse viés, essa produção justifica-se pela necessidade de explorar as possibilidades de atuação com a literatura não-canônica, as quais transcendam a ilustração de nossa sociedade que ainda apresenta reflexos do sistema escravocrata, racista e patriarcal. Diante disso, para dar base ao nosso estudo, amparamo-nos nos postulados de Capello (2010), Colomer (2015), Sousa (2018), Cosson (2012), entre outros estudiosos da área de Literatura e ensino. A metodologia desse trabalho ocorreu a partir da aplicação de quatro aulas, fundamentadas num viés metodológico sociointeracional, que comportam os passos da sequência básica de Cosson (2012), para a qual selecionamos o poema-narrativo infantojuvenil Uma princesa nada boba (2011), de Luiz Antonio, desenvolvendo uma abordagem com foco na representatividade de personagens femininas negras, por meio da personagem principal, Stephanie/Odara. Como resultado, mostramos ser possível trabalhar, em sala de aula, a importância da representatividade negra por meio da Literatura infantojuvenil e, com isso, resgatar e valorizar as culturas africana e afro-brasileira, historicamente silenciadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rosângela Neres Araújo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Representatividade feminina negra | pt_BR |
dc.subject | Sequência básica | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil e juvenil | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Uma princesa nada boba, de Luiz Antonio: a representatividade feminina e a caracterização da personagem negra em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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