Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Juliana Soares da-
dc.date.accessioned2023-06-30T12:56:08Z-
dc.date.available2023-06-30T12:56:08Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.otherCDD 028-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29477-
dc.descriptionSILVA, Juliana Soares da. Uma princesa nada boba, de Luiz Antônio: a representatividade feminina e a caracterização da personagem negra em sala de aula. 2023. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca evidenciar a relevância da abordagem didática em sala de aula com obras literárias que apresentam a representatividade feminina negra, destacando o desenvolvimento de personagens que fogem das clássicas representações estereotipadas. Desse modo, o objetivo geral desse estudo é propagar a representatividade feminina negra em sala de aula, dando ênfase à representação das personagens negras na Literatura Brasileira. Com isso, buscamos evidenciar aos alunos a relevância de conquistas femininas negras historicamente silenciadas. Nesse viés, essa produção justifica-se pela necessidade de explorar as possibilidades de atuação com a literatura não-canônica, as quais transcendam a ilustração de nossa sociedade que ainda apresenta reflexos do sistema escravocrata, racista e patriarcal. Diante disso, para dar base ao nosso estudo, amparamo-nos nos postulados de Capello (2010), Colomer (2015), Sousa (2018), Cosson (2012), entre outros estudiosos da área de Literatura e ensino. A metodologia desse trabalho ocorreu a partir da aplicação de quatro aulas, fundamentadas num viés metodológico sociointeracional, que comportam os passos da sequência básica de Cosson (2012), para a qual selecionamos o poema-narrativo infantojuvenil Uma princesa nada boba (2011), de Luiz Antonio, desenvolvendo uma abordagem com foco na representatividade de personagens femininas negras, por meio da personagem principal, Stephanie/Odara. Como resultado, mostramos ser possível trabalhar, em sala de aula, a importância da representatividade negra por meio da Literatura infantojuvenil e, com isso, resgatar e valorizar as culturas africana e afro-brasileira, historicamente silenciadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Rosângela Neres Araújo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRepresentatividade feminina negrapt_BR
dc.subjectSequência básicapt_BR
dc.subjectLiteratura infantil e juvenilpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleUma princesa nada boba, de Luiz Antonio: a representatividade feminina e a caracterização da personagem negra em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliana Soares da SilvaTCC - Juliana Soares da Silva3.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito378.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.