Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Andreza Aparecida Oliveira-
dc.date.accessioned2023-06-30T19:59:47Z-
dc.date.available2023-06-30T19:59:47Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29481-
dc.descriptionPEREIRA, A. A. O. Se liga na língua: variação e preconceito linguístico no livro didático de português. 2023. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como enfoque principal o estudo da variação linguística no livro didático, uma temática muito relevante no contexto educacional que pode contribuir para aprimorar a competência linguística dos alunos/falantes e combater o preconceito linguístico dentro e fora de sala de aula. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar o tratamento da variação linguística e do preconceito linguístico no livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano, intitulado: “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem”, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2020-2023), adotado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo – PB. Os objetivos específicos são: apresentar as atividades propostas no livro didático, identificar os tipos e níveis de variação linguística presentes e analisar se o material busca combater o preconceito linguístico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que, segundo Silveira e Córdova (2009), se pauta na descrição, explicação e compreensão dos fenômenos reais estudados e é também documental, pois, conforme Gil (2002) ela se vale de materiais que não receberam tratamento analítico. Fundamenta-se teoricamente em Bagno (1999, 2006, 2021), BNCC (2018), BRASIL (1998, 2001), Faraco (2008, 2015, 2019), Freitas (2007), González (2015), Lima (2021), Martins, Vieira e Tavares (2021) e Oliveira (2017), que debatem sobre língua, variação linguística, preconceito linguístico, ensino de variação e utilização do livro didático, uma discussão voltada para concepções da Sociolinguística educacional. Os resultados obtidos mostram que o livro didático busca trabalhar, em seção própria e ao longo dos capítulos, a variação linguística e o preconceito linguístico por meio de conceitos, exemplos e exercícios, trazendo os tipos e níveis de variação e buscando combater o preconceito linguístico. Com isso, concluímos que os autores se esforçam em trabalhar a temática e que este livro didático serve positivamente de apoio à prática do professor e ao aprendizado do aluno, mas ainda ressaltamos a importância de que seja utilizado com criticidade e de que não seja o único material usado nas aulas de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Noelma Cristina Ferreira dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.titleSe liga na língua: variação e preconceito linguístico no livro didático de portuguêspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Aparecida Oliveira Pereira.pdfPDF - Andreza Aparecida Oliveira Pereira5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito228.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.