Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29512
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Adeilson Leopoldino | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T15:53:25Z | - |
dc.date.available | 2023-07-04T15:53:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29512 | - |
dc.description | BARBOSA, Adeilson Leopoldino. Educação Física escolar: uma discussão sobre o tema transversal saúde na cidade de Juazeirinho - PB. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e discutir como os professores de educação física da cidade de Juazeirinho – PB trabalham com a temática a saúde em suas aulas e como objetivos específicos: verificar se os professores da educação básica trabalham o tema saúde dentro das aulas de Educação Física e como o desenvolve nas aulas e identificar como professor de ensino superior considera adequado trabalhar o tema transversal saúde na Educação Física escolar. A pesquisa se configura como um estudo descritivo exploratório, de abordagem quanti-qualitativa, onde foram aplicados dois questionários, um direcionado a cinco professores de Educação Física de duas escolas de Juazeirinho, para saber como eles abordam a temática saúde em suas aulas e um outro questionário para um docente universitário que discute sobre a temática saúde na licenciatura em Educação Física. Para análise dos dados, as questões fechadas foram organizadas no programa Word, da Microsoft e apresentadas em gráficos. Para discutir os resultados das questões abertas, foram criadas categorias de análises para melhor compreensão do estudo, sendo elas: Caracterização dos participantes (4.1), Presença da temática saúde nas aulas (4.2) e a Metodologia de ensino (4.3), Concepção de ensino para o tema saúde (4.4) e Trabalho com a saúde de forma transversal (4.5). Os resultados mostraram que os professores da educação básica já abordaram a temática saúde nas suas aulas, mas não trabalham ela de forma crítica, e sim da forma tradicional com a perspectiva biologicista. O docente universitário mostrou ter uma opinião diferente e considerava ser mais apropriado abordar a saúde de forma transversal por meio dos elementos da cultura corporal. Nesse sentido, o estudo contribuiu para saber como o tema transversal saúde é trabalhado nas aulas de Educação Física escolar em Juazeirinho-PB, e para que professores e futuros professores repensem suas formas de desenvolver o tema saúde nas aulas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jozilma de Medeiros Gonzaga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Educação Física escolar: uma discussão sobre o tema transversal saúde na cidade de Juazeirinho - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Adeilson Leopoldino Barbosa.pdf | TCC - Adeilson Leopoldino Barbosa.pdf | 718.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.