Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29513
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Rafaela Nunes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T15:56:37Z | - |
dc.date.available | 2023-07-04T15:56:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29513 | - |
dc.description | SILVA, Maria Rafaela Nunes da. Formação integral de estudantes no ensino fundamental II: a aula de Educação Física revisitada. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo tem como objetivo principal investigar o processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental II nas aulas de Educação Física, com ênfase nas habilidades e competências que visem desenvolver a formação integral dos alunos, ainda, como objetivos específicos: verificar se existe direcionamento por meio de material didático para o docente proporcionar os conteúdos da Educação Física aos alunos e investigar se as habilidades e competências tem sido contemplada na formação integral do aluno. Para o desenvolvimento da pesquisa foi delineada a seguinte questão problema: como a Educação Básica pode promover uma perspectiva integral de ensino nas aulas de Educação Física, visando a formação de sujeitos críticos e reflexivos na sociedade? A pesquisa se caracteriza como descritiva, exploratória e transversal com abordagem quanti-qualitativa. Participaram do estudo 2 professores e 16 alunos da Escola Pública Municipal Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada na cidade de Soledade-PB. Para garantir o anonimato dos participantes, os professores foram codificados com letras (A e B), enquanto que os alunos foram identificados por números (1 a 16). Foram utilizados como instrumentos de coleta um diário de campo, um questionário para os docentes e um questionário para os discentes, contendo perguntas abertas e fechadas para ambos, com um total de 25 perguntas para os professores e 10 perguntas para os alunos. Após análise dos dados, verificou-se que há um conflito pedagógico acerca da abordagem dos conteúdos nas aulas de Educação Física, o qual aponta para o dilema persistente entre os objetivos definidos nos documentos oficias de educação e a prática docente. Acreditamos que é necessário o planejamento de estratégias de ensino que considerem todas as dimensões dos conteúdos e oportunize aos discentes uma reflexão autônoma e significativa da cultura corporal de movimento, buscando desta forma a contemplação de conteúdos variados da disciplina, compreendendo as ações dos alunos, formando cidadãos ativos, críticos e participativos na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Jozilma de Medeiros Gonzaga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Formação integral de estudantes no ensino fundamental II: a aula de Educação Física revisitada | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Rafaela Nunes da Silva.pdf | TCC - Maria Rafaela Nunes da Silva | 621.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.