Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Rafaela Nunes da-
dc.date.accessioned2023-07-04T15:56:37Z-
dc.date.available2023-07-04T15:56:37Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29513-
dc.descriptionSILVA, Maria Rafaela Nunes da. Formação integral de estudantes no ensino fundamental II: a aula de Educação Física revisitada. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo principal investigar o processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental II nas aulas de Educação Física, com ênfase nas habilidades e competências que visem desenvolver a formação integral dos alunos, ainda, como objetivos específicos: verificar se existe direcionamento por meio de material didático para o docente proporcionar os conteúdos da Educação Física aos alunos e investigar se as habilidades e competências tem sido contemplada na formação integral do aluno. Para o desenvolvimento da pesquisa foi delineada a seguinte questão problema: como a Educação Básica pode promover uma perspectiva integral de ensino nas aulas de Educação Física, visando a formação de sujeitos críticos e reflexivos na sociedade? A pesquisa se caracteriza como descritiva, exploratória e transversal com abordagem quanti-qualitativa. Participaram do estudo 2 professores e 16 alunos da Escola Pública Municipal Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada na cidade de Soledade-PB. Para garantir o anonimato dos participantes, os professores foram codificados com letras (A e B), enquanto que os alunos foram identificados por números (1 a 16). Foram utilizados como instrumentos de coleta um diário de campo, um questionário para os docentes e um questionário para os discentes, contendo perguntas abertas e fechadas para ambos, com um total de 25 perguntas para os professores e 10 perguntas para os alunos. Após análise dos dados, verificou-se que há um conflito pedagógico acerca da abordagem dos conteúdos nas aulas de Educação Física, o qual aponta para o dilema persistente entre os objetivos definidos nos documentos oficias de educação e a prática docente. Acreditamos que é necessário o planejamento de estratégias de ensino que considerem todas as dimensões dos conteúdos e oportunize aos discentes uma reflexão autônoma e significativa da cultura corporal de movimento, buscando desta forma a contemplação de conteúdos variados da disciplina, compreendendo as ações dos alunos, formando cidadãos ativos, críticos e participativos na sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Jozilma de Medeiros Gonzagapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleFormação integral de estudantes no ensino fundamental II: a aula de Educação Física revisitadapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Rafaela Nunes da Silva.pdfTCC - Maria Rafaela Nunes da Silva621.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.