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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29521
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Montenegro, Luiza Thalita Cordeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T16:24:52Z | - |
dc.date.available | 2023-07-04T16:24:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29521 | - |
dc.description | MONTENEGRO, Luiza Thalita Cordeiro. Os efeitos da psicomotricidade na intervenção motora de crianças com TEA: relato de experiência. 2023. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social e comunicação, presença de comportamentos restritivos e repetitivos, que acarretam atrasos significativos nas áreas emocionais, sensoriais, motoras e cognitivas. Diante de suas particularidades, pessoas com autismo necessitam de tratamento especializado para a minimização dos seus atrasos, e potencialização de suas habilidades, um desses tratamentos é realizado através da psicomotricidade, ciência que atua visando o desenvolvimento motor integrado as funções cognitivas num contexto social, em que pessoa com autismo é exposta a estímulos que tendem a reduzir atrasos motores. O objetivo desse trabalho foi relatar minha experiência como estagiária na Associação Campinense de Pais de Autistas – ACPA, que fica localizada na cidade de Campina Grade – PB e atende pelo Sistema Único de Saúde. Os estágios ocorreram de segunda a sexta, das 7h30 às 12h, sendo 30 minutos de terapia individualizada. Trabalhar com crianças com TEA não é uma tarefa fácil, e variam entre grandes evoluções ou sessões com poucos minutos de engajamento, suscetíveis a crises e oposição, porém laços são criados a cada nova semana em que percebemos avanços motores, afetivos, cognitivos e de comunicação. Além do desafio em atuar nessa área, precisamos constantemente nos manter capacitados, já que a psicomotricidade é uma ciência nova, e os diagnósticos de TEA estão cada vez mais comuns, sendo clara a urgência em estarmos preparados para inserir essas pessoas na sociedade da maneira mais acessível possível, dentro de suas limitações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Álvaro Luís Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Funções cognitivas | pt_BR |
dc.title | Os efeitos da psicomotricidade na intervenção motora de crianças com TEA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
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