Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Sayonara Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-07-06T10:32:24Z-
dc.date.available2023-07-06T10:32:24Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.otherCDD 371.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29547-
dc.descriptionSOUZA, S. F. Brincando à distância: a importância da utilização do lúdico na aula de português durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo compreender sobre a utilização do lúdico presente na prática pedagógica durante o período de ensino remoto emergencial (ERE). Os objetivos específicos foram: investigar trabalhos que tiveram como objeto de pesquisa o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19; refletir sobre a importância do lúdico durante o ensino remoto emergencial (ERE); demonstrar as estratégias lúdicas que foram utilizadas no ensino aprendizagem durante o ensino remoto emergencial (ERE). O lúdico, além de ensinar a criança de uma forma mais fácil, auxilia na construção do processo de aprendizagem, possibilitando uma aprendizagem significativa e prazerosa. A criança através do lúdico se interessa mais nas atividades, desenvolvendo seu lado social e comunicativo. O interesse inicial pelo tema da ludicidade surgiu após uma experiência de prática de Estágio Supervisionado da autora desta pesquisa. Aqui apresento minhas experiências, onde tive a oportunidade de vivenciar a docência em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública no município de Monteiro- PB em contexto de ensino remoto. Esse trabalho justifica-se também pela necessidade de apresentar a importância da ludicidade na prática pedagógica, pois, os jogos e as brincadeiras proporcionam a motivação e a aprendizagem significativa do discente, seja nas aulas presenciais ou remotas. Para a realização dessa pesquisa decidiu-se por realizar uma revisão bibliográfica em artigos publicados nos últimos anos, em decorrência dos impactos da Covid-19. O estudo tem fundamentos bibliográficos de autores como: Araújo, (2020); Lins, (2021); Menino, Moura, Gomes, (2020); Pereira Júnior, Machado, (2021); Silva, (2021); Souza, (2021). Esses estudiosos comprovaram por meio de evidência a eficácia do lúdico como recurso fundamental no processo educativo, pois é facilitador e motivador da aprendizagem principalmente no ensino remoto. Este artigo também apresenta relatos de experiências e vivências a respeito do uso do lúdico nas aulas remotas de português em uma turma do 6º ano do município de Monteiro-PB. O estudo demonstrou que o lúdico é de suma importância para proporcionar conhecimentos significativos, tornando o ato de aprender mais divertido e prazeroso.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Pedro Felipe Moura de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino lúdicopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleBrincando à distância: a importância da utilização do lúdico na aula de português durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sayonara Ferreira de Souza.pdfPDF - Sayonara Ferreira de Souza1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito241.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.