Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29554
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Fabiana Leandro Dias da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T12:50:52Z | - |
dc.date.available | 2023-07-06T12:50:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 028 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29554 | - |
dc.description | SILVA, Fabiana Leandro Dias da. O gênero fábula como recurso para o desenvolvimento da escrita dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Existem muitos estudos que afirmam como, ainda, há alunos no ensino fundamental – anos finais sem desenvolver satisfatoriamente a competência escrita. Felizmente, o processo de ensino e aprendizagem vem mudando/melhorando, gradualmente, desde que os gêneros textuais/discursivos foram inseridos nas escolas, pois, o trabalho nessa perspectiva contribui significativamente para o processo de aquisição da escrita. Os gêneros textuais/discursivos são as diferentes formas e características que compõem os textos que utilizamos em diversos atos comunicativos. Acreditamos, assim, que os gêneros textuais/discursivos são mecanismos essenciais para as práticas pedagógicas do ensino de língua portuguesa e por isso, justificamos a opção por trabalhar com o gênero fábula nesta pesquisa. O objetivo do trabalho é, portanto, aprimorar a competência escrita dos alunos do 6°ano do ensino fundamental – anos finais - através da sequência didática com o gênero fábula. Na sequência didática contemplamos, principalmente, os aspectos da estrutura composicional, o conteúdo temático e o estilo do gênero. Para tanto, foram utilizados como suporte teórico os autores Bakhtin (1992), Marcuschi (2008) com os estudos dos gêneros textuais/discursivos, Garcez (2002), Koch e Elias (2010) apontando os aspectos da escrita, Alves (2007) apresentando o gênero fábula e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) embasando a sequência didática. A pesquisa caracteriza-se de natureza qualitativa e de abordagem explicativa. Concluímos acreditando que a proposta de trabalho com o gênero fábula, utilizando a sequência didática, pode contribuir para o processo de aprimoramento da escrita desses alunos como também auxiliar o docente para a organização de atividades que contemplem as dificuldades/desvios apresentadas nas produções escrita dos alunos, como apresentamos, ela traz elementos fundamentais para a aula de língua portuguesa, a exemplo de sistematização do conteúdo, enfatização dos aspectos linguísticos, produção textual e oralidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Iara Ferreira de Melo Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Fábula | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O gênero fábula como recurso para o desenvolvimento da escrita dos alunos do 6° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Fabiana Leandro Dias da Silva | TCC - Fabiana Leandro Dias da Silva | 607.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 188.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.