Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDamázio, Sibele Guilhermino-
dc.date.accessioned2023-07-06T13:02:02Z-
dc.date.available2023-07-06T13:02:02Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29555-
dc.descriptionDAMÁZIO, Sibele Guilhermino. Desafios e estratégias utilizadas pelos docentes frente ao ensino de Geografia para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no Ensino Médio no contexto da pandemia da COVID-19. 2023. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta reflexões acerca da realidade vivenciada durante o ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia da COVID-19, no que diz respeito ao ensino de Geografia para alunos que possuem transtornos globais, mais especificamente: o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Dessa maneira, essa pesquisa objetiva apresentar as estratégias de ensino frente aos desafios metodológicos na continuidade das aulas, por meio do ensino remoto. Os processos metodológicos da pesquisa foram estabelecidos de acordo com uma abordagem quali-quantitativa, compondo o método hipotético-dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta de informações empregado foi o questionário, possuindo questões abertas, direcionadas aos professores de Geografia e alunos, da Escola Estadual Fabrício Maranhão, localizada na cidade de Canguaretama/RN. Os resultados apontam para as inúmeras dificuldades observadas pelos docentes, no que diz respeito às metodologias de ensino aprendizagem que atendam corretamente as necessidades pedagógicas desses educandos. Desse modo, elencamos a importância da melhoria na qualificação dos docentes para o atendimento a esses jovens. As ferramentas tecnológicas amplamente utilizadas nesse período como uma das formas viáveis para a continuidade do ensino acabou por aumentar as dificuldades, principalmente para os alunos que apresentam algum tipo de transtorno global.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juliana Nóbrega de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino- Aprendizagem de Geografiapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleDesafios e estratégias utilizadas pelos docentes frente ao ensino de Geografia para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no Ensino Médio no contexto da pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sibele Guilhermino DamázioTCC - Sibele Guilhermino Damázio954.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito710.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.