Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCabral, Tatiana Ferreira-
dc.date.accessioned2023-07-06T16:48:59Z-
dc.date.available2023-07-06T16:48:59Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.otherCDD 379.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29560-
dc.descriptionCABRAL, T. F. A concepção de protagonismo juvenil do modelo pedagógico “Escola da Escolha”. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal analisar as concepções sobre Protagonismo Juvenil no modelo de educação integral, Escola da Escolha, idealizada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE. Para isso, amparano-mos nos seguintes objetivos específicos: realizar uma revisão sistemática da literatura sobre juventude e protagonismo e identificar as concepções relacionadas ao Protagonismo Juvenil no modelo Escola da escolha. De cunho bibliográfico, nossa pesquisa intenta refletir sobre os discursos e estratégias sugeridas no material. Essa pesquisa surge a partir da curiosidade sobre a efetivação do Protagonismo Juvenil nas escolas integrais, cujo discurso institucional aponta para formação de jovens criativos, autônomos, críticos e atuantes na sua construção estudantil. Para a realização desta pesquisa, nos amparamos nas reflexões de Groppo (2000); Semprini (1999); Souza (2009); Brandão (1993), Carrano (2009). No segundo momento, exporemos o Caderno de Formação: Escola da Escolha (2003), com focos nos cadernos 05,07,08 e 09, para localizarmos o conjunto de práticas pedagógicas que defendem a constituição do Protagonismo Juvenil na escola, a partir das diversas formas de educar. Com isso, pudemos perceber que a prática Protagonista é vista por uma percepção plural e é subsidiada através de componentes curriculares, da Parte Diversificada, e através dos Eixos Formativos, aos quais se estruturam pelos projetos juvenis e os espaços que carregam uma mensagem educativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Adeilson da Silva Tavares.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProtagonismo Juvenilpt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectEscola da Escolhapt_BR
dc.titleA concepção de protagonismo juvenil do modelo pedagógico “Escola da Escolha”pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Ferreira Cabral.pdfPDF - Tatiana Ferreira Cabral966.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito425.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.