Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29560
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cabral, Tatiana Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T16:48:59Z | - |
dc.date.available | 2023-07-06T16:48:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 379.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29560 | - |
dc.description | CABRAL, T. F. A concepção de protagonismo juvenil do modelo pedagógico “Escola da Escolha”. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as concepções sobre Protagonismo Juvenil no modelo de educação integral, Escola da Escolha, idealizada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE. Para isso, amparano-mos nos seguintes objetivos específicos: realizar uma revisão sistemática da literatura sobre juventude e protagonismo e identificar as concepções relacionadas ao Protagonismo Juvenil no modelo Escola da escolha. De cunho bibliográfico, nossa pesquisa intenta refletir sobre os discursos e estratégias sugeridas no material. Essa pesquisa surge a partir da curiosidade sobre a efetivação do Protagonismo Juvenil nas escolas integrais, cujo discurso institucional aponta para formação de jovens criativos, autônomos, críticos e atuantes na sua construção estudantil. Para a realização desta pesquisa, nos amparamos nas reflexões de Groppo (2000); Semprini (1999); Souza (2009); Brandão (1993), Carrano (2009). No segundo momento, exporemos o Caderno de Formação: Escola da Escolha (2003), com focos nos cadernos 05,07,08 e 09, para localizarmos o conjunto de práticas pedagógicas que defendem a constituição do Protagonismo Juvenil na escola, a partir das diversas formas de educar. Com isso, pudemos perceber que a prática Protagonista é vista por uma percepção plural e é subsidiada através de componentes curriculares, da Parte Diversificada, e através dos Eixos Formativos, aos quais se estruturam pelos projetos juvenis e os espaços que carregam uma mensagem educativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Adeilson da Silva Tavares. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo Juvenil | pt_BR |
dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
dc.subject | Escola da Escolha | pt_BR |
dc.title | A concepção de protagonismo juvenil do modelo pedagógico “Escola da Escolha” | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tatiana Ferreira Cabral.pdf | PDF - Tatiana Ferreira Cabral | 966.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 425.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.