Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29572
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Thalita Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-07T13:10:17Z | - |
dc.date.available | 2023-07-07T13:10:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29572 | - |
dc.description | SOUZA, Thalita Silva de. Geografia escolar e ensino ativo: uma análise das prescrições publicadas no boletim geográfico. 2023. 49f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Geografia em conjunto com o método de ensino ativo pode contribuir para o fortalecimento da formação do aluno enquanto cidadão. Desse modo, esta monografia se aporta nas investigações historiográficas realizadas através do periódico Boletim Geográfico, organizado e publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE durante o período de 1943 - 1978, atualmente disponível em sua biblioteca on-line. O intuito foi identificar e descrever escritos que abordassem a Geografia para o ensino secundário por meio do método de ensino ativo, que é introduzido no Brasil através dos ideais da Escola Nova em meados da década de 1920. Na metodologia nos aportamos na pesquisa qualitativa e análise documental e nos debruçamos na seleção e catalogação de dados no periódico Boletim Geográfico, sendo esta nossa principal fonte histórica de pesquisa. Diante disso, realizamos um levantamento de artigos publicados durante a década de 1960, período este que mais houve publicações na seção de “Contribuição ao Ensino” no periódico supracitado, para a Geografia escolar. No total destacamos 14 artigos, dentre eles, 4 foram selecionados para maior análise de suas contribuições para o ensino de Geografia. Estes abordam temáticas relacionadas aos objetivos da Geografia no ensino secundário, a importância dos planos de aula, assim como as atividades extraclasse por meio do método de ensino ativo. A partir do levantamento bibliográfico de autores que tratam a temática de pesquisa, destacamos aqui no nosso aporte teórico Albuquerque (2021), Castro (1943), Dias (2021), Lourenço Filho (2002), Preve (1989) e Castro (1943). Em suma, o periódico analisado, se mostra como um documento valioso para os estudos historiográficos da Geografia escolar, capaz de evidenciar interesses voltados ao ensino desta disciplina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino ativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Secundário | pt_BR |
dc.title | Geografia escolar e ensino ativo: uma análise das prescrições publicadas no boletim geográfico (1960 - 1964) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thalita Silva de Souza | TCC - Thalita Silva de Souza | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 86.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.