Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Mércia Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-07T14:38:15Z | - |
dc.date.available | 2023-07-07T14:38:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6561 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29576 | - |
dc.description | RIBEIRO, A. M. F. O texto literário nas aulas de língua espanhola. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso de textos literários nas aulas de língua estrangeira, no caso o espanhol, configura-se como uma prática favorável para a obtenção de avanços linguísticos, por ter como função ser fonte de conhecimento, conservar e difundir uma cultura além de educar a sensibilidade artística. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral discutir a importância do uso de textos literários nas aulas de Língua Espanhola. E como objetivos específicos: evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode se tornar uma ferramenta relevante no processo de ensino-aprendizagem do espanhol; discutir o processo de mediação leitora utilizada pelos docentes para diminuir algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos no uso de textos literários nas aulas de Língua Espanhola e enfatizar sua importância na formação cidadã dos discentes. Quanto a metodologia adotada, caracteriza-se como uma pesquisa do tipo bibliográfica, por desenvolver de forma independente um aporte teórico para este estudo. O tema conta com um arcabouço teórico como o de Bezerra, Santos e Moura (2019), Silva e Cardoso (2021), Silva (2022), entre outros autores que trazem uma significativa contribuição bibliográfica a essa pesquisa. Os resultados obtidos ressaltam a importância do tema em seu aspecto conceitual e na formação de leitores; destaca o ensino da língua espanhola e a utilização de textos literários como elementos válidos que contribuem para formação intelectual e social dos alunos; e, trazem uma abordagem reflexiva sobre o docente e o texto literário dentro do contexto mediador no ensino da língua estrangeira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Textos literários | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | O texto literário nas aulas de língua espanhola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Mércia Fernandes Ribeiro.pdf | PDF - Ana Mércia Fernandes Ribeiro | 539.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.