Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29591
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Bruno Francisco do | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-08T02:50:41Z | - |
dc.date.available | 2023-07-08T02:50:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29591 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Bruno Francisco do. Consciência fonológica na alfabetização através de jogos pedagógicos: Práticas na educação infantil. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo refletir acerca do uso de jogos pedagógicos para o desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica. Como também, entender como o mesmo pode potencializar a consciência fonológica na alfabetização. Como fundamentação teórica, esse trabalho utiliza estudos como de: Seara, Nunes e Volcão (2019) e Lamprecht et al. (2012), no que tanja a análise consciente das estruturas formais da língua e na capacidade de reflexão e manipulação consciente dos sons da fala. Foram discutidos ainda, como os jogos aplicados na intervenção didática foram relevantes em sala de aula, bem como a consciência no nível da sílaba. Na metodologia, realizamos uma abordagem qualitativa e intervencionista na qual aplicamos jogos pedagógicos para verificar como seria o engajamento dos alunos nesse sentido. Discutimos os objetivos didáticos dos jogos como também os recursos (jogos lúdicos) a serem utilizados para a intervenção. Na intervenção, o pesquisador foi o professor nos momentos em que os jogos foram realizados. Posteriormente, nos resultados e discussões do treinamento com os jogos, obtivemos uma maior interação entre os alunos, como também um maior interesse entre os alunos e entre a professora da turma que começou a utilizar sites nos quais contém atividades envolvendo a consciência fonológica, bem como nos questionou bastante sobre como poderia usar os jogos. Encontramos alguns desvios fonológicos que ocorreram durante aplicação dos jogos, e as dificuldades que alguns alunos mostraram em realizar tarefas silábicas que os jogos pediam. E por fim, essa pesquisa mostrou como o uso dos jogos potencializou o ensino de consciência fonológica nos anos iniciais, causando interação e engajamento entre os alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Leônidas José da Silva Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Consciência da sílaba | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.title | Consciência fonológica na alfabetização através de jogos pedagógicos: Práticas na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bruno Francisco do Nascimento | TCC - Bruno Francisco do Nascimento | 789.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 201.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.