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dc.contributor.authorAntonino, Josefa Tamires de Brito-
dc.date.accessioned2023-07-11T10:38:28Z-
dc.date.available2023-07-11T10:38:28Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.otherCDD 372.6561-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29621-
dc.descriptionANTONINO, J. T. B. A importância do ensino de língua espanhola: percepção dos alunos de Santa Luzia do Cariri, distrito de Serra Branca - PB. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Língua Espanhola, atualmente, não é obrigatório nacionalmente, uma vez que a lei que o regia foi revogada com o advento do Novo Ensino Médio, em 2017. No entanto, a Paraíba, através da aprovação de lei própria em 2018, resultado da luta dos professores da APEEPB e do projeto de lei apresentado pelo deputado Anísio Maia, a mantém em seus currículos diversificados. No caso dos municípios paraibanos, a maioria ainda não possui leis que garantam sua oferta, mas Serra Branca/PB teve sua lei aprovada em 2022, que, apesar de já ter transcorrido o tempo para sua aplicação dentro das escolas municipais, ainda não há registro nos currículos das escolas. As únicas ofertas no município no que se refere ao espanhol, ocorrem em duas escolas da rede estadual. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar o que os estudantes sabem acerca dessa disponibilidade do espanhol nos currículos, observando as motivações por eles citadas bem como atentando para as falas desses estudantes acerca do início da oferta do idioma. Os objetivos específicos são: compreender a história da língua espanhola no âmbito das políticas públicas que regeram e regem sua oferta no Brasil; discutir a lei n° 11.191/2018 que rege a oferta da disciplina de Língua Espanhola no estado da Paraíba; pesquisar a aplicabilidade da Lei do Espanhol na Paraíba no distrito serrabranquense de Santa Luzia do Cariri/PB e analisar as percepções de seus estudantes do Ensino Médio acerca do idioma. Como metodologia, o trabalho pauta-se no uso de pesquisa bibliográfica e documental que compõem a fundamentação teórica do artigo e análise de questionário, compondo a segunda parte da pesquisa. Como arcabouço teórico, utilizamos as pesquisas de Moreno (2019), que trata do ensino de Espanhol no Brasil, no que se refere à história, à legislação e às resistências enfrentadas no decorrer da implantação e revogação da lei; e de Paulino (2019; 2021), estudioso da Associação de Professores de Língua Espanhola da Paraíba (APEEPB), instituição que atua enquanto agente de Política Linguística e da Lei Estadual 11.191/2018 que versa sobre o ensino de Espanhol no estado. Na segunda parte, foi elaborado, aplicado e analisado um questionário que busca compreender a relevância do idioma dentro da escola que o oferta no distrito de Santa Luzia do Cariri, chegando à compreensão de que os alunos percebem o espanhol enquanto prioridade, que deve ser ofertado desde o Ensino Fundamental e que pode levá-los a caminhos profissionais mais exitosos, bem como ao alcance de participação de programas do próprio estado, como o Conexão Mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectLei do espanholpt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.titleA importância do ensino de língua espanhola: percepção dos alunos de Santa Luzia do Cariri, distrito de Serra Branca - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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