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dc.contributor.authorSantos, Danielle da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-11T11:00:24Z-
dc.date.available2023-07-11T11:00:24Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29623-
dc.descriptionSANTOS, D. S. Análise linguística/semiótica na BNCC e na PC-PB: um estudo comparativo sobre a abordagem do eixo nos documentos curriculares do Ensino Fundamental. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNo que se refere ao componente Língua Portuguesa (LP), há um embate de perspectivas e concepções pedagógicas acerca da melhor metodologia a ser utilizada em sala de aula, podemos perceber isso na própria configuração do componente ao longo do tempo, determinada por documentos curriculares nacionais da área. Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017/2018, iniciou-se um processo de implementação, no qual os Estados e Municípios (re)elaboraram suas propostas curriculares. A Proposta Curricular do Estado da Paraíba: Educação Infantil e Ensino Fundamental (PC-PB), homologada em 2018, baseada na BNCC, organiza o componente em eixos: leitura/escuta; produção textual, oralidade e análise lingística/semiótica. Diante disso, o referido trabalho tem por objetivo analisar o tratamento dado ao eixo análise linguística/semiótica nos documentos norteadores de Ensino Fundamental: a BNCC e PC-PB. Essa pesquisa possui respaldo teórico-metodológico na Linguística Aplicada, de natureza qualitativa e documental. Em relação ao aporte teórico, destacamos Lino de Araújo (2014-2020), Geraldi ([1984] 1997), Bezerra e Reinaldo (2020), por versarem sobre a análise linguística e seu processo de ensino e aprendizagem; e Silva (2020;2022) e Nascimento (2022) por pesquisarem sobre a construção e contextualização dos atuais documentos curriculares norteadores da Educação Básica. A análise de dados constatou que os documentos analisados exploram o eixo análise linguística/semiótica como eixo de ensino transversal, em relação aos demais eixos, com competências e habilidades, objeto de conhecimento/conteúdos e objetivos de aprendizagem próprios em toda etapa escolar do Ensino Fundamental, cujo foco são atividades de natureza comunicativo-discursiva. Dentre estes aspectos, percebemos que em comparação à BNCC, a PC-PB detalha e amplia o trabalho com o eixo Análise Linguística/Semiótica nos seguintes aspectos estudados: objetos de conhecimento/conteúdo, ao especificar os conteúdos gramaticais; e objetivos de aprendizagem/habilidade, ao estabelecer orientações para o trabalho do eixo AL/S em outros eixos de ensino. A PC-PB propõe que planejamento e avaliação são atividades intencionais, ideológicas, reflexivas e articuladas. Por conseguinte, percebemos que as orientações para o trabalho com o eixo AL/S na Educação Básica, dadas pelos documentos, complementam-se com foco em conhecimentos voltados para capacidades de desenvolver suas habilidades de modo eficaz, a produção de textos orais e escritos e as práticas discursivas com foco em sua função social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Jéssica Rodrigues Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEixo AL/Spt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectProposta Curricular do Estado da Paraíba - PC-PBpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleAnálise linguística/semiótica na BNCC e na PC-PB: um estudo comparativo sobre a abordagem do eixo nos documentos curriculares do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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