Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rafaelison Meireles da-
dc.date.accessioned2023-07-11T14:08:25Z-
dc.date.available2023-07-11T14:08:25Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.otherCDD 028-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29626-
dc.descriptionSilva, Rafaelison Meireles da. Uma proposta pedagógica para o ensino de literatura brasileira no ensino médio a partir da obra O pagador de promessas. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca discutir o desenvolvimento social e humanizador da literatura brasileira para alunos do Ensino Médio, tendo como sugestão o livro “O Pagador de Promessas” de Dias Gomes, com base no quanto a obra literária, por meio de suas narrativas, personagens e reflexões, desempenha um papel significativo na construção de valores, no desenvolvimento do senso crítico e na ampliação da visão de mundo dos indivíduos. Nessa perspectiva, delineamos como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção didática voltada ao ensino de literatura apontando o seu papel humanizador e sua contribuição para a formação cidadã dos alunos do Ensino Médio. Dessa maneira, nosso trabalho se justifica por fazer uso das atribuições literárias como forma de ampliar a perspectiva educacional das nossas instituições para a valorização do ensino de literatura, abordando a mesma como ferramenta auxiliadora no desenvolvimento social e humanizador. Com o intuito de instigar o pensamento quanto ao ensino de literatura e de oferecer ideias pedagógicas que sirvam de apoio para futuros estudantes da área de Letras-Língua Portuguesa e professores atuantes, nossa pesquisa está fundamentada nos postulados da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (BRASIL, 2018) e nos estudos desenvolvidos por diversos autores como: Oliveira (2010), Martins (2006), Pinheiro (2006), Candido (2011), Cosson (2014) entre outros. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem sua relevância no âmbito do ensino de Literatura ao apresentar em sua metodologia uma proposta de intervenção pedagógica que pode ser utilizada, ou até mesmo ressignificada, caso seja necessário, por professores da área, pois ela propõe apontar o papel humanizador e suas contribuições para a formação cidadã dos alunos do Ensino Médio através das obras literárias.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Karla Valéria Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma proposta pedagógica para o ensino de literatura brasileira no ensino médio a partir da obra O pagador de promessaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rafaelison Meireles da Silva.pdfTCC - Rafaelison Meireles da Silva408.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito242.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.