Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29626
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Rafaelison Meireles da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T14:08:25Z | - |
dc.date.available | 2023-07-11T14:08:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 028 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29626 | - |
dc.description | Silva, Rafaelison Meireles da. Uma proposta pedagógica para o ensino de literatura brasileira no ensino médio a partir da obra O pagador de promessas. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca discutir o desenvolvimento social e humanizador da literatura brasileira para alunos do Ensino Médio, tendo como sugestão o livro “O Pagador de Promessas” de Dias Gomes, com base no quanto a obra literária, por meio de suas narrativas, personagens e reflexões, desempenha um papel significativo na construção de valores, no desenvolvimento do senso crítico e na ampliação da visão de mundo dos indivíduos. Nessa perspectiva, delineamos como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção didática voltada ao ensino de literatura apontando o seu papel humanizador e sua contribuição para a formação cidadã dos alunos do Ensino Médio. Dessa maneira, nosso trabalho se justifica por fazer uso das atribuições literárias como forma de ampliar a perspectiva educacional das nossas instituições para a valorização do ensino de literatura, abordando a mesma como ferramenta auxiliadora no desenvolvimento social e humanizador. Com o intuito de instigar o pensamento quanto ao ensino de literatura e de oferecer ideias pedagógicas que sirvam de apoio para futuros estudantes da área de Letras-Língua Portuguesa e professores atuantes, nossa pesquisa está fundamentada nos postulados da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (BRASIL, 2018) e nos estudos desenvolvidos por diversos autores como: Oliveira (2010), Martins (2006), Pinheiro (2006), Candido (2011), Cosson (2014) entre outros. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem sua relevância no âmbito do ensino de Literatura ao apresentar em sua metodologia uma proposta de intervenção pedagógica que pode ser utilizada, ou até mesmo ressignificada, caso seja necessário, por professores da área, pois ela propõe apontar o papel humanizador e suas contribuições para a formação cidadã dos alunos do Ensino Médio através das obras literárias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Karla Valéria Araújo Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.subject | Formação cidadã | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Uma proposta pedagógica para o ensino de literatura brasileira no ensino médio a partir da obra O pagador de promessas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rafaelison Meireles da Silva.pdf | TCC - Rafaelison Meireles da Silva | 408.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 242.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.