Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29635
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Tamara Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T15:08:45Z | - |
dc.date.available | 2023-07-11T15:08:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.61 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29635 | - |
dc.description | SILVA, T. P. Empatia entre professor e aluno: práticas para uma relação de ensino-aprendizagem. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | A empatia, termo surgido no século XIX, traduz um sentimento diretamente ligado ao altruísmo. Está presente na maioria dos seres humanos e significa a capacidade de um indivíduo sentir pelo outro, colocando-se no seu lugar, levando à compreensão de alguém para com outrem. Na sala de aula, a empatia se faz importante nas relações interpessoais de professores e alunos, influenciando no processo de ensino-aprendizagem, no qual o professor desempenha um papel fundamental em promover um ambiente empático na sala de aula, apesar de não ser o único responsável. Partindo dessas considerações, este trabalho pretende analisar a importância da empatia no ensino-aprendizagem. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base em materiais publicados online, como artigos e livros. Foi possível concluir que, no que tange ao professor, pode-se adotar posturas empáticas na prática docente a fim de incorporar e incentivar os alunos no desenvolvimento da empatia na sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Esp. Dalila Gomes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Afetividade na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Empatia entre professor e aluno: práticas para uma relação de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tamara Pereira da Silva.pdf | PDF - Tamara Pereira da Silva | 383.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 232.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.