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dc.contributor.authorGomes, Jailson Roseno-
dc.date.accessioned2023-07-11T15:45:11Z-
dc.date.available2023-07-11T15:45:11Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29637-
dc.descriptionGOMES, Jailson Roseno. A inclusão do aluno surdo: reflexões sobre os limites e possibilidades. 2023. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema A inclusão do aluno surdo: reflexões sobre os limites e possibilidades. Tem como objetivo geral refletir sobre as dificuldades (limites) e possibilidades que uma escola regular enfrenta ao trabalhar com a Libras para a inclusão do aluno surdo, no que tange a sua aprendizagem e ao seu desenvolvimento. Como objetivos específicos, temos: 1) apresentar um breve histórico, tanto da língua de sinais como da educação dos surdos em nível internacional e nacional (Brasil); 2) discutir as adversidades enfrentadas pelo aluno surdo no ambiente escolar e na sociedade; 3) averiguar o que a educação inclusiva (mediante aos marcos legais) aborda a despeito da pessoa com deficiência, com ênfase à pessoa surda e 4) apresentar os limites e possibilidades para a educação dos surdos por meio da Libras em uma escola pública municipal da cidade de Guarabira-PB. Para constituição da fundamentação teórica foram consultados os seguintes autores: Quadros (2004), Strobel (2009), Honora; Frizanco (2009 e 2020), Gesser (2012), Andreis-Witkoski (2015), Silva (2021), Souza (2022), dentre outros. Esta pesquisa é de natureza aplicada, com a abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Para a pesquisa de campo foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário. Os resultados obtidos, mostraram que a inclusão escolar do aluno surdo por meio da Libras está acontecendo, contudo, apontam para uma outra veracidade que ficou explícita nos estudos realizados, a de que ela acontece em uma perspectiva singular, onde percebemos ser o intérprete, e somente ele, o mediador entre o aluno surdo, a aprendizagem que lhe é concedida em sala e os demais (os colegas ouvintes). Esse fato nos apresenta um cenário antagônico em relação ao que está prescrito e previsto em nossa legislação. E com isso, concluímos que é necessário haver uma adequação do sistema de ensino por meio de políticas públicas que proporcionem aos profissionais da educação, uma formação básica e continuada, com enfoque no aprendizado da Libras e na cultural/identidade do surdo, como também um Projeto Político Pedagógico adaptado ao diferente, que conceda uma inclusão prática, possibilitando uma educação de qualidade para o desenvolvimento integral da pessoa surda.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Débora Regina Fernandes Beníciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscola regularpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectPessoa Surdapt_BR
dc.titleA inclusão do aluno surdo: reflexões sobre os limites e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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