Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Alina Nobrega de Barros-
dc.date.accessioned2023-07-11T22:41:18Z-
dc.date.available2023-07-11T22:41:18Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.otherCDD 005.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29644-
dc.descriptionGOMES, A. N. B. Os obstáculos no aprendizado de algoritmos de programação e suas influências na evasão em cursos de Computação: uma revisão de literatura. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO cenário de evasão observado em cursos da Computação transmite uma séria preocupação sobre a aprendizagem de alunos iniciantes no ensino superior dessa área. A dinâmica e o aprendizado em disciplinas da Programação são aspectos que demandam uma análise sobre os fatores que podem contribuir para o abandono dos cursos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as principais dificuldades encontradas por estudantes iniciantes na área da Computação, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, identificando soluções práticas que visam reduzir os problemas em torno da aprendizagem da Programação, além da problemática da evasão nas disciplinas de Algoritmos. Os objetivos principais da pesquisa foram definidos para identificar as principais obras na área de programação, concentrando-se nos fatores que causam compreensão falha em Algoritmos, e apresentar noções acerca da evasão, ressaltando-se o impacto da dificuldade no aprendizado de programação no Ensino Superior. Seguindo a metodologia Design Science Research, os resultados da pesquisa indicaram que algumas ferramentas e estratégias de ensino como o uso da programação em blocos e a aplicação de cursos introdutórios preliminares, auxiliam e fomentam o estudo dos Algoritmos, facilitando a compreensão sobre os aspectos da Programação. O trabalho tem como principal contribuição divulgar as principais técnicas e metodologias que auxiliam na aprendizagem da Programação e pode contribuir para minimizar as taxas de evasão escolar nas disciplinas relacionadas aos cursos de Computação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ma. Keila Lucas dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLinguagem de Programaçãopt_BR
dc.subjectCompreensão de códigopt_BR
dc.subjectAprendizagem em Algoritmospt_BR
dc.subjectEvasão na computaçãopt_BR
dc.titleOs obstáculos no aprendizado de algoritmos de programação e suas influências na evasão em cursos de Computação: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alina Nóbrega de Barros GomesTCC - Alina Nóbrega de Barros Gomes874.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito329.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.