Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29647
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mariz, Jakson Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T22:53:14Z | - |
dc.date.available | 2023-07-11T22:53:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29647 | - |
dc.description | MARIZ, J. R. Educação financeira como proposta na educação básica: alegoria ou instrumento de justiça social?. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação financeira é uma estratégia de ensino eficiente na educação básica, pôde-se notar, a partir do gerenciamento de práticas sociais, que o sujeito se relaciona com o objeto (conhecimento) conscientemente ao organizar e utilizar os saberes escolares no cotidiano, inferindo na qualidade de vida. Posto isso, têm-se como objetivo verificar se a utilização dos conteúdos imbricados na educação financeira no Ensino Fundamental II com alunos da E.M.E.F Dep. Janduhy Carneiro na cidade de Cajazeirinhas-PB. A amostra obtida foi de aproximadamente 160 alunos. Os dados foram coletados por meio de questionários autopreenchidos. Os alunos responderam a perguntas que vão desde suas finanças pessoais até tópicos diretamente relacionados as finanças corporativas. A partir dos resultados, pode-se concluir que os alunos possuem um bom nível de educação financeira, visto que a maioria dos alunos afirma ser capaz de utilizar seus próprios recursos financeiros. Os pesquisados afirmam que o ambiente familiar é a principal fonte de conhecimento sobre educação financeira, o que ajuda a verificar a importância da família no processo de aprendizagem e formação do indivíduo. Assim, conclui-se que a maioria da amostra da investigação usufrui de uma vida financeira ativa associada a conhecimentos financeiros e boas condições para gerir os seus negócios financeiros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Estratégia didática | pt_BR |
dc.subject | Justiça social | pt_BR |
dc.title | Educação financeira como proposta na educação básica: alegoria ou instrumento de justiça social? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jakson Rodrigues Mariz | TCC - Jakson Rodrigues Mariz | 417.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 82.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.