Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29650
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Américo, Joabis Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T23:06:38Z | - |
dc.date.available | 2023-07-11T23:06:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29650 | - |
dc.description | AMÉRICO, J. B. O uso do origami como recurso pedagógico no ensino da geometria. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é compreender em quais aspectos o uso do origami contribui para o ensino de Geometria. A presente experiência é resultado de uma Pesquisa Qualitativa, desenvolvida por meio de uma atividade que envolveu a manipulação das dobraduras numa disciplina de Matemática, no campo da geometria, ministrada a alunos do 9° ano dos anos finais do ensino fundamental. A atividade consistiu na construção de um cubo (hexaedro, prisma de base quadrangular) com as dobras de papel, que foram organizadas e divididas em quatro momentos distintos ao longo de quatro aulas de matemática. Os tópicos discutidos estão relacionados à geometria plana (ângulos, posições de retas, cálculo de perímetro e área) e à geometria espacial (medição do volume do cubo). A análise das discussões revelou que, através das dobras, a maioria dos alunos assimilou os conceitos fundamentais da geometria, o que permitiu à compreensão e visualização das figuras geométricas planas e espaciais, além de desenvolver a capacidade de realizar investigações matemáticas. Dessa forma, conclui-se que o origami é um recurso efetivo no ensino da geometria, desde que o professor planeje a atividade de modo a atingir esse objetivo. Além disso, é importante salientar que o origami é um material de fácil acesso e baixo custo, podendo oferecer ludicidade, interatividade e motivação para as aulas de matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Fabíola da Cruz Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Dobraduras | pt_BR |
dc.title | O uso do origami como recurso pedagógico no ensino da geometria | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Joabis Barbosa Américo | TCC - Joabis Barbosa Américo | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de Depósito | 261.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.