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dc.contributor.authorMarques, Dilma Lopes-
dc.date.accessioned2023-07-13T15:53:16Z-
dc.date.available2023-07-13T15:53:16Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.otherCDD 398.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29672-
dc.descriptionMARQUES, Dilma Lopes. Literatura de cordel nos anos iniciais do ensino fundamental: Trabalhando a reescrita em uma sequência didática. 2023. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva propor uma sequência didática para o ensino de Língua Portuguesa no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a viabilidade da Literatura de Cordel como gênero literário popular para o desenvolvimento de habilidades de linguagem, tendo por base um estudo do exemplar do gênero produzido pelo escritor Marcelo Alves Soares, intitulado 7 dias de forró no reino da bicharada. Diante disso, ponderamos que o instrumento de ensino apresentado e discutido se vincula à concepção de escrita como processo. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa possui caráter qualitativo de base bibliográfica. Para tanto, a fim de ancorar nossas considerações teóricas, para aproveitamento crítico na discussão da proposta didática, portamo-nos em pressupostos de Marinho e Pinheiro (2012), Luyten (1987), Cavalcante (2019), Aguiar e Ceccantini (2012), que tratam da Literatura de Cordel enquanto gênero e apresentam algumas abordagens do seu uso no ensino de Língua Portuguesa; Fiad (2006), Soares (2020), Lima (2014), que tratam da escrita como processo, bem como aspectos concernentes às habilidades de linguagem; Cosson (2014), o qual discute o letramento literário e do qual nos portamos do seu modelo de sequência básica para amplificar o trabalho com a leitura — prévio à escrita do Cordel feita pelos alunos; Araújo (2013), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que tratam do modelo de sequência didática adotado na nossa pesquisa, tendo em vista a concepção de escrita aludida. A partir dessa discussão teórica e da explicação crítica do exemplar do gênero citado, demonstramos como nossa sequência didática foi constituída, tendo em vista a apresentação da situação na qual desenvolvemos uma proposta de leitura do Cordel; a produção inicial, em que os alunos puderam realizar a sua primeira escrita a ser avaliada e a reescrita nos módulos, concluindo com a produção final e a socialização do gênero. Como resultados, verificamos que o modelo didático exposto pode ser uma proposição adequada aos anos iniciais do Ensino Fundamental para o progresso das aprendizagens de leitura e de escrita, a partir de um trabalho modulado e recursivo com o gênero textual Cordel. Palavras-chave: literatura de cordel; sequência didática; anos iniciais do ensino fundamental; leitura e escrita.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Olavo Barreto de Souzapt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.titleLiteratura de cordel nos anos iniciais do ensino fundamental: Trabalhando a reescrita em uma sequência didáticapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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