Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/297
Título: O discurso perverso na literatura: uma visão psicanalítica
Autor(es): Melo, Maria de Magdala Esmeraldo
Palavras-chave: Psicanálise
Análise do discurso
Literatura
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Neste trabalho, nos propomos a analisar, numa visão psicanalítica, como o discurso perverso aparece no livro “História do Olho”, de Georges Bataille. Primeiro faremos uma explanação sobre a relação existente entre a psicanálise e a literatura, que aparece já nos escritos de Freud. Discorremos também sobre o trajeto percorrido pelo sujeito até ficar preso numa posição perversa e como isso aparece no discurso. Analisamos então as falas principais do livro, onde a questão da recusa da castração (a “Verleugnung”), a transgressão das leis, o fetichismo, o gozo sem limites, entre outros mecanismos primordiais do sujeito perverso se mostram presentes e o caracterizam como um discurso perverso.
Descrição: MELO, M. de M. E. O discurso perverso na literatura: uma visão psicanalítica. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/297
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Magdala Esmeraldo Melo.pdfMaria de Magdala Esmeraldo Melo593.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.