Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2970
Título: Avaliação do potencial larvicida da Operculina hamiltonii (G. DON) D. F. Austin & Staples (1983) no controle populacional do vetor da dengue, Aedes aegypti (Linnaeus, 1762)
Autor(es): Leite, Andréa Amorim
Palavras-chave: Operculina hamiltonii
Aedes aegypti
Larvicida
Data do documento: 21-Fev-2014
Resumo: As ações de controle da dengue estão baseadas na utilização de alguns inseticidas, entre esses o temefós. O mesmo é altamente prejudicial à saúde humana e ambiental. Além disso, já foi detectado resistência do mosquito ao temefós em várias unidades Federativas. Conforme o exposto se faz necessário a descoberta de alternativas no controle do A. aegypti. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial larvicida da Operculina hamiltonii (G. DON) D. F. Austin & Staples (1983) sobre larvas de Aedes aegypti. O experimento foi desenvolvido no laboratório de entomologia da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses do município de João Pessoa – PB. O material botânico foi coletado na Fazenda Experimental Lameirão do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Município de Patos – PB. Da Operculina hamiltonii (G. DON) D. F. Austin & Staples (1983) foi selecionado o tubérculo, que posteriormente foi fragmentado. Em seguida os fragmentos foram submetidos à secagem em estufa de ventilação forçada a 40° por 72 horas. Após esse processo, os fragmentos do tubérculo foram triturados e acondicionados em reservatórios estéreis de cor âmbar. Para a obtenção do extrato aquoso foi utilizado a metodologia indicada por CRUZ. As concentrações utilizadas foram 20, 10, 5, 2,5 e 1,25%. No controle positivo foi utilizado o temefós a 1% e no controle negativo água destilada. Foram utilizadas 210 larvas de Aedes aegypti com 01 dia de vida, distribuídas em 21 placas de petri. Posteriormente foram feitas três leituras: 24h, 48h e 72h. Na primeira leitura, as concentrações de 20% e 10% já haviam eliminado todas as larvas. Porém, observou-se que conforme a diminuição das concentrações, uma quantidade maior de larvas sobrevivia. A Operculina hamiltonii (G. DON) D. F. Austin & Staples (1983) apresenta ação larvicida contra larvas do mosquito Aedes aegypti nas concentrações de 20% e 10% na forma de extrato aquoso, sendo uma alternativa viável no controle populacional do vetor da dengue. As concentrações abaixo de 5% são ineficazes para o controle biológico das larvas de Aedes aegypti necessitando um tempo de exposição superior a 48 horas.
Descrição: LEITE, Andréa Amorim. Avaliação do potencial larvicida da Operculina hamiltonii (G. DON) D. F. Austin & Staples (1983) no controle populacional do vetor da dengue, Aedes aegypti (Linnaeus, 1762). 2011. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2970
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa Amorim Leite.pdfAndréa Amorim Leite442.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.