Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29703
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Carlos Alfredo Torres de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-17T13:52:33Z | - |
dc.date.available | 2023-07-17T13:52:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29703 | - |
dc.description | SOUSA, C. A. T. O caráter lúdico e investigativo na matemática: uma experiência no ensino médio utilizando o simulador Plinko de probabilidade. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando as dificuldades dos estudantes no aprendizado de Matemática e as limitações das abordagens tradicionais de ensino em promover um aprendizado significativo dessa disciplina, pesquisa-se sobre a Investigação Matemática associada a atividades lúdicas com o objetivo de explorar suas potencialidades para o ensino de Matemática. A pesquisa avaliou o impacto do uso do Simulador Plinko como ferramenta lúdica no estudo de Probabilidade e sua contribuição para a Investigação Matemática dos alunos. Além disso, procurou-se analisar se o Simulador fortaleceu os conceitos de Probabilidade, contribuindo assim para o aprendizado dos alunos. Para isso, realizou-se um estudo de caso numa escola de Ensino Médio localizada em Matureia, estado da Paraíba, para alunos de Matemática da 2° série. Nesse estudo, foi conduzida uma sequência didática que utilizou o Simulador Plinko de Probabilidade e, ao final, foi aplicado um questionário para avaliar a experiência de aprendizagem dos alunos por meio dessa abordagem. Após a análise dos resultados, verificou-se que a abordagem utilizada como ferramenta no ensino de Probabilidade mostrou-se satisfatória. Ela promoveu ludicidade, contribuiu para a Investigação Matemática dos alunos e fortaleceu seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Esses resultados indicam que a abordagem é uma estratégia valiosa para melhorar o aprendizado e o engajamento dos estudantes com a Matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Esp. Jean Pereira Soares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Simulador Plinko | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade | pt_BR |
dc.title | O caráter lúdico e investigativo na matemática: uma experiência no ensino médio utilizando o simulador Plinko de probabilidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Carlos Alfredo Torres de Sousa | TCC - Carlos Alfredo Torres de Sousa | 1.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 82.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.