Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2971
Título: Análise macroscópica de fígado e baço de cães acometidos por leishmaniose visceral
Autor(es): Freitas, Maria Railma Vieira de
Palavras-chave: Leishmaniose visceral
Calazar
Análise macroscópica
Data do documento: 21-Fev-2014
Resumo: A leishmaniose visceral (LV) é considerada o tipo mais grave dentre as leishmanioses. O agente etiológico envolvido em tal enfermidade é a Leishmania (Leishmania) chagasi, transmitido de um hospedeiro vertebrado a outro por meio de um inseto, Lutzomyia longipalpis, sendo os cães os principais reservatórios urbanos dessa parasitose e considerado um importante elo na cadeia de transmissão da LV. As leishmanias são parasitas intracelulares obrigatórios que se reproduzem por divisão binária no interior das células do Sistema Fagocítico Mononuclear (SFM) dos hospedeiros vertebrados. O objetivo geral deste trabalho foi verificar as alterações morfológicas do baço e do fígado em caninos acometidos por LV. Esse trabalho foi realizado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do município de João Pessoa (PB), responsável pela eutanásia de cães soropositivos para leishmaniose canina. Desta forma, foram avaliados 30 caninos, destes 25 com característica “reagente” para reação de imunofluorescência indireta e 05 “não reagente”. Os animais foram agrupados em 03 grupos: reagentes sintomáticos, reagentes assintomáticos e grupo controle, e em seguida submetidos a procedimento eutanásico sob responsabilidade exclusiva do veterinário do CCZ sendo posteriormente efetuado mensurações externa das carcaças, necropsias e avaliações de baço e fígado. Na avaliação clínica dos animais evidenciou-se ceratoconjuntivite e onicogrifose como os sinais mais frequentes nos infectados, seguidos por dermatites. O peso do fígado, seu peso relativo e o escore corporal dos animais apresentaram diferença estatística significativa entre os grupos estudados. Sintomas como congestão hepática e esplênica foram aspectos comumente encontrados. No baço, foi comum a presença de áreas com hemorragias. Foi possível concluir que, as alterações hepatoesplênicas macroscópicas apresentadas pelos animais com LV são diversas, assim como os sinais clínicos avaliados superficialmente.
Descrição: FREITAS, Maria Railma Vieira de. Análise macroscópica de fígado e baço de cães acometidos por leishmaniose visceral. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2971
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Railma Vieira de Freitas.pdfMaria Railma Vieira de Freitas1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.