Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Amanda Gomes dos-
dc.date.accessioned2023-07-18T23:57:27Z-
dc.date.available2023-07-18T23:57:27Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29728-
dc.descriptionSANTOS, A. G. Práticas e diálogos na aproximação com a educação do campo e para a ressignificação do lugar na Educação de Jovens e Adultos. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Educação para Jovens e Adultos (EJA) e a Educação do Campo enfrentam desafios que coadunam, em parte, com os problemas estruturais da educação escolar pública brasileira e, em outra parte, com as particularidades de cada sistema de ensino onde estes problemas estruturais se materializam absorvendo, muitas vezes, dificuldades locais. Diante desse contexto, este estudo se torna importante visto que são modalidades pouco discutidas, por vezes, esquecidas nas políticas educacionais. Nesse sentido, nos propomos a compreender como a construção de práticas metodológicas e diálogos no ensino de Geografia na EJA em uma escola rural de Esperança – PB pode contribuir para a aproximação com os pressupostos educacionais da Educação do Campo e para a ressignificação do lugar para os alunos camponeses. Enquanto recursos metodológicos nos orientamos na perspectiva da pesquisa de campo e descritiva, sendo caracterizada como uma pesquisa de cunho qualitativo. Também se utilizou a pesquisa exploratória e bibliográfica. Percebeu-se que os professores entrevistados buscam trazer em sua metodologia de ensino, práticas relacionadas com o cotidiano dos seus alunos. Através do Grupo Focal, foi possível destacar diversos temas/conteúdos para aulas de Geografia, de forma especial para o público da EJA oriundo da zona rural. O que abre um leque de possibilidades para os professores de Geografia mediarem suas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titlePráticas e diálogos na aproximação com a educação do campo e para a ressignificação do lugar na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- AMANDA GOMES DOS SANTOS.pdfPDF - AMANDA GOMES DOS SANTOS1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo - AMANDA GOMES DOS SANTOS.pdfTermo de Depósito184.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.