Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2976
Título: Vantagens e desvantagens da centralização do marketing nas filiais da comercial Gerdau
Autor(es): Pessoa, Joselito Henrique
Palavras-chave: Marketing
Centralização
Administração
Data do documento: 21-Fev-2014
Resumo: Através do cenário que se vivencia atualmente, observa-se que a rapidez no retorno das respostas é fundamental para a empresa se destacar no mercado. Devido ao aumento da demanda em todas as áreas a descentralização de alguns departamentos tem sido uma boa opção na otimização do tempo e na resolução das atividades. Principalmente o departamento de marketing, que é uma área normalmente dinâmica, que necessita do envolvimento de todos. Realizou-se um estudo com o objetivo de apresentar quais as dificuldades encontradas devido à centralização do departamento de marketing da Empresa Comercial Gerdau Recife. Para o alcance deste objetivo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: identificar se o modelo adotado traz alguma desvantagem para a organização e quais as vantagens que vêm a beneficiar a empresa, possibilitando uma melhor compreensão da adoção dessa estrutura organizacional. Em função da temática abordada, o referencial teórico enfoca os seguintes tópicos: Estrutura Organizacional, Centralização e Descentralização. O tipo de pesquisa adotado foi o exploratório, sendo a estratégia utilizada para o alcance dos objetivos da pesquisa o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados mostraram que a centralização e a descentralização têm suas vantagens e desvantagens, e que ambas são importantes no resultado da organização. Cada uma, quando aplicada corretamente traz benefícios à organização. Considerando a organização em questão, observamos que a centralização faz com que a organização tenha maior controle dos processos gerados em suas filiais, assim tendo resultados mais preciso. Concluiu-se que as centralizações bem como as descentralizações ambas muitas vezes são necessárias para as empresas, muitas vezes depende de alguns fatores e oportunidades.
Descrição: PESSOA, Joselito Henrique. Vantagens e desvantagens da centralização do marketing nas filas da comercial Gerdau. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2976
Aparece nas coleções:91 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joselito Henrique pessoa.pdfJoselito Henrique Pessoa280.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.