Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29779
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, José Marcos de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T12:06:08Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T12:06:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29779 | - |
dc.description | GOMES, José Marcos de Oliveira. Educação inclusiva: relatos em sala de aula no ensino de química para alunos surdos. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, realizado através de um estudo de caso, objetivou analisar as metodologias utilizadas nas aulas de química ministradas a estudantes surdos do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Campina Grande - PB. A escola a qual abrange esse público é a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, local onde foi feita a pesquisa de campo, de natureza qualitativa, sendo também descritiva, por ter como finalidade fazer uma narrativa das aulas de química a partir da observação das mesmas. Para realização da pesquisa foram assistidas estas aulas lecionadas pela professora de química Auricéia, onde esmiuçou-se técnicas de ensino aplicadas a esse público, tais como: o uso de recursos audiovisuais (vídeos em Libras, imagens, slides, vários lápis de cor no quadro branco para diferenciar os conceitos) que são indispensáveis para a compreensão do conteúdo por estes alunos. Ao final, foi verificado que esta metodologia aplicada com a utilização da Libras para transmitir os conteúdos, onde prioriza a educação bilíngue, foi primordial para uma aprendizagem significativa destes discentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juracy Régis de Lucena Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Comunidade surda | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: relatos em sala de aula no ensino de Química para alunos surdos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - José Marcos de Oliveira Gomes.pdf | TCC - José Marcos de Oliveira Gomes.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 199.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.