Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, José Kelvyn dos Santos-
dc.date.accessioned2023-07-20T12:41:51Z-
dc.date.available2023-07-20T12:41:51Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.otherCDD 372.358-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29789-
dc.descriptionSILVA, José Kelvyn dos Santos. Análise da programação computacional como uma ferramenta de ensino na educação infantil. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractCom a crescente popularização e avanço da programação em diversas áreas da sociedade, surge o incentivo no ensino dessa habilidade às crianças, pois oferece vantagens como o desenvolvimento do pensamento computacional, estímulo à criatividade, aprimoramento das capacidades de computação e estímulo ao pensamento criativo. Estimular a computação desde cedo tem um impacto significativo no desenvolvimento infantil, já que o seu cérebro é altamente adaptável e capaz de aprender de forma rápida. Entretanto, é crucial enfatizar que cada indivíduo tem diferentes ritmos de aprendizado, sendo essencial adaptar o ensino à idade e ao desenvolvimento cognitivo de cada um. Além disso, o ensino deve ser divertido e lúdico para que as crianças possam aprender enquanto se divertem. Para tornar o ensino de programação mais divertido, foram desenvolvidos alguns métodos como também software para que as crianças pudessem aprender brincando e de forma mais descontraída. O trabalho também destaca alguns possíveis impactos negativos, como a sobrecarga cognitiva, a dependência tecnológica e a falta de habilidade social. O objetivo deste trabalho acadêmico é refletir sobre o ensino da programação na infância, seu impacto na vida das pessoas e suas vantagens. A metodologia utilizada para explorar o ensino da programação na infância foi uma pesquisa bibliográfica, fornecendo insights técnicos e sociais, embora não apresente soluções diretas. No entanto, ao discutir argumentos relacionados ao ensino precoce da computação, seu desenvolvimento e seus benefícios, este trabalho contribuirá para o debate sobre o ensino nos primeiros anos de vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. Wellington Candeia de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino Infantilpt_BR
dc.subjectProgramação computacionalpt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.titleAnálise da programação computacional como uma ferramenta de ensino na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Kelvyn dos Santos Silva.pdfTCC - José Kelvyn dos Santos Silva1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito206.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.