Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29802
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Maria Anielly da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T14:23:33Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T14:23:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29802 | - |
dc.description | SOUZA, Maria Anielly da Silva. A Educação Física nos anos iniciais: conhecendo seu trato pedagógico no município de Livramento-PB. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista da importância da disciplina Educação Física na escola e sua obrigatoriedade em toda educação básica (LDB 9.394/96), o estudo teve como objetivo geral analisar e discutir a prática pedagógica do professor nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Livramento-PB. E como objetivos identificar o professor responsável por lecionar a disciplina e conhecer os conteúdos que estão sendo tratados por estes em suas aulas. No entanto, antes de mais nada, é necessário abordar que o trabalho em questão se refere a um recorte da pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, cota 2022/2023). Deste modo, a metodologia utilizada caracterizou-se como estudo exploratório e descritivo com uma abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo 20 professores, tendo como instrumento de coleta dos dados um questionário constituído por oito perguntas, sendo sete objetivas e uma discursiva. Entre as oito, foram discutidas seis que corresponderam de forma direta aos objetivos do estudo. Por sua vez, a 2ª questão abordou a formação acadêmica do professor participante e em qual série dos anos iniciais leciona. As demais, abordaram o trato pedagógico deste professor em sua série de atuação. Os resultados mostraram que não têm aulas da disciplina de Educação Física, e sim momentos característicos da disciplina como a recreação, brincadeiras livres, e o ensino de brincadeiras e jogos da cultura popular, sendo ministrados pelos professores polivalentes das suas respectivas séries. Em seu trato pedagógico, dados apontaram a predominância da recreação no horário da aula. Portanto, o estudo buscou promover a valorização da disciplina de Educação Física nas séries iniciais das escolas do município de Livramento-PB, a fim de ratificar sua importância para o desenvolvimento integral da criança durante seu processo formativo nestas séries em questão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prfª. Drª. Jozilma de Medeiros Gonzaga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.title | A Educação Física nos anos iniciais: conhecendo seu trato pedagógico no município de Livramento-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Anielly da Silva Souza.pdf | TCC - Maria Anielly da Silva Souza | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 613.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.