Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29845
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Valdete da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T22:38:14Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T22:38:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 101 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29846 | - |
dc.description | SANTOS, V. S. A importância do ensino da filosofia para crianças e adolescentes. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma reflexão sobre a importância do ensino de Filosofia para crianças e adolescentes, mostrando como ela é fundamental para o desenvolvimento de sujeitos conscientes, reflexivos, críticos e autônomos. Parte-se do pressuposto de que o contato desde cedo com a Filosofia e a prática de uma atitude filosófica, ajudará os discentes a entenderem que suas vozes não são válidas apenas para o seu próprio pensamento, mas que eles têm em si a capacidade de transformar a realidade através de um olhar crítico e questionador. Sendo assim, o ensino de Filosofia pode ser feito de diversas maneiras, porém, destaca-se a importância e a eficácia do diálogo, o qual oferece uma alternativa ao método de ensino tradicional que é baseado na exposição de conteúdos, configurando-se como uma atividade solitária. O método dialógico é realizado através da interação entre o educador e o educando, ambos participando ativamente da construção do conhecimento. Por isso, quanto mais cedo a criança entrar em contato com a prática da Filosofia, mais benefícios ela terá no desenvolvimento do seu pensamento, ocasionando também um melhor desempenho em outras disciplinas do currículo. Portanto, destaca-se a necessidade da inserção da Filosofia no ensino fundamental, visto que ela oferecerá aos pequenos uma outra forma de encontrar respostas para questões que se apresentavam com respostas prontas. Além disso, a Filosofia desenvolverá nos estudantes a habilidade de especular, de criar e defender hipóteses através de conversas filosóficas. Entretanto, esses benefícios não ocorrem apenas em crianças, na adolescência o ensino de Filosofia, através de um método dialógico, também trará grandes contribuições, visto que a grande dificuldade do educador é justamente a construção desse diálogo com esse público. Diante disso, pretende-se defender a importância do ensino de Filosofia desde o ensino básico, pois desenvolver o pensamento filosófico requer paciência, tempo e método. Por isso, devemos apostar e investir em uma Filosofia viva e produtiva que realmente ajude as crianças e os adolescentes a alcançarem seus objetivos, desenvolvendo suas autonomias intelectuais, mentes críticas, reflexivas e cidadãos conscientes da importância dos valores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Eugênia RibeiroTeles | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.title | A importância do ensino da filosofia para crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_VALDETE.pdf | PDF - VALDETE DA SILVA SANTOS | 585.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPOSITO.pdf | Termo de Deposito | 251.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.