Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Venâncio, Allana de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-23T23:19:42Z | - |
dc.date.available | 2023-07-23T23:19:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29858 | - |
dc.description | VENANCIO, A. A. Educação étnico-racial nas práticas de ensino história a partir do cordel vidas negras importam. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como proposta discutir sobre a literatura de cordel nas aulas de História, abordando a cultura afro-brasileira, na perspectiva de uma educação antirracista. O objetivo geral deste artigo é debater acerca da utilização do cordel, como forma de linguagem educativa. Nossa abordagem se centra nos estudos desenvolvidos por Meneses (2019), Barros (2010), Trindade e Rocha (2006) e Carvalho e França (2019). Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental que teve como fontes principais as legislações educacionais, cordel referente à temática e estudos sobre a historiografia que abordam o tema da questão racial articulados à literatura de cordel, por vias de análise do cordel "Vidas Negras Importam ou Não?", do poeta cordelista Jota Lima. A partir deste estudo, podemos compreender as possibilidades educativas do cordel na sala de aula de história, onde propomos um ensino igualitário e antirracista, que possa contribuir para o conhecimento e reconhecimento do povo negro, no contexto da sociedade brasileira e possibilitar a formação crítica e reflexiva do aluno, por meio da temática étnico-racial, no contexto do ensino de História na educação escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Cultura negra | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Educação étnico-racial nas práticas de ensino história a partir do cordel vidas negras importam | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
biblioteca.uepb.edu.br ASSINADO.pdf | Termo de Depósito | 410.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - ALLANA DE ANDRADE VENANCIO.pdf | TCC - Allana de Andrade Venâncio | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.